Seguridade social
Por: brena01 • 5/1/2016 • Resenha • 737 Palavras (3 Páginas) • 363 Visualizações
[pic 1]
Brenna Kezia Tomaz da Silva
Prof° Lucileila de Sousa Cardoso
Bacharelado em Serviço Social
Fatene Damas
Seguridade Social
Novembro 2015
Estudo Dirigido
1º De acordo com a Constituição Federal de 1988, conceitue a Seguridade Social e apresente seus princípios centrais.
R. A universidade da cobertura não significa que sera assegurados direitos iguais para todos na verdade indica que a saúde e direito de todos. O principio da uniformidade e da equivalência dos benefícios garante a unificação dos regimes urbanos e rurais no âmbito do regime geral da previdência. A seletividade e a distributividade na prestação de benefícios e serviços apontam a opção de seguridade social brasileira pela discriminação. A diversidade das bases de financiamento tem duas implicações primeira as contribuições dos empregados. A irredutibilidade do valor do beneficio indica que nenhum beneficio pode ser inferior ao salario mínimo.
2º Sobre o Falcão, em sua contribuição na obra O direito dos Desassistidos Sociais, a autora comenta sobre a Revolução passiva do Capitalismo. Cite os elementos que constitui esta Revolução.
R. O convívio com os pobres sem preconceitos no samba,futebol,praia, tem a nossa assistência ate almoçar conosco na mesa na base dessa compreensão esta um fenômeno particular a pobreza fruto desta banalização a própria qualificação e atenção da pobreza é por pouco conhecido ela é introjetoria em nosso imaginário coletivo como algo natural.
3º Explique qual a diferença e as semelhanças dos Estados: Providencial e Assistencial.
R. Estado Providencial se apresenta como agente central na produção social,em outros termos como gestor poderoso das politicas da seguridade social,é um fruto de um pacto social e politico entre capital e estado classe trabalhadora é a expressão essencial do estado tem a sua racionalidade no paradigma dos Direitos sociais extensivos a todos cidadã da nação.
Estado Assistencial se apresenta frágil impotente obrigando a sociedade civil e o privatizado a cooperar na produção dos serviços sociais.
4º Segundo Boschetti, existe distinção entre Seguridade Social, Welfare State, Estado de Providência, SozialStaat ? Explique cada um deles.
R. Welfare State designar gericamente os países que implementarão políticos sociais sobre a orientação. Keynes Iana mercado de trabalho com pleno emprego intervenção do estado na economia para assegurar altos níveis de atividades econômicas , sistema de seguridade social universal.
Estado de Providencia Estat Providence na Franca nasceu 1898 com a primeira lei cobrindo os acidentes de trabalho assemelha se ao conceito teve várias fases evoluindo do modelo permanente assistencial . Sozial Start Alemanha ( estado social) é utilizado para designar o conjunto de politicas de proteção social que inclui os seguros sociais mas não se restringe a eles assegura a educação universal Brasileira.
Seguridade Social não se confunde se é sinônimo de WelfareStat providence ou social Staat mas é parte integarntew mesmo elemento fundamental e constituinte de sua natureza bem como de sua abrangência.
5º A Seguridade Social brasileira é influenciada por dois Modelos que surgiram na Europa para enfrentar as tensões de classes devido aos problemas decorrentes da exploração do Trabalho. Cite-os e explique cada um deles.
R. Modelos Beveridgiano tem caráter universal garantindo mínimos sociais a todas as condições de necessidade. Financiamento e provenientes dos impostos fiscais,gestão publica estatal.
...