Seguro no Brasil
Tese: Seguro no Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ramaofilho • 25/9/2013 • Tese • 280 Palavras (2 Páginas) • 418 Visualizações
Noções de Atividades Atuariais
ETAPA 01
Responder às questões apresentadas a seguir, com base no capítulo do livro lido, justificando as respostas.
1. Como surgiu o Seguro no Brasil?
O seguro surgiu no Brasil em 1808, com a abertura dos portos por D.João VI, e o início da navegação intensiva com todos os países.
Até ano da Independência só se desenvolveu aqui o seguro marítimo. Com o progresso decorrente, fundaram-se novas empresas, que então passaram a se dedicar a outros ramos de seguro, como o de incêndio e o de mortalidade de escravos, seguro de destaque da época, dada a importância da mão-de-obra negra para a atividade econômica.
.
2. Quais os elementos e definição de Seguro?
Os elementos são: Segurador, Segurado, Prêmio, Risco, Apólice e a Indenização.
Seguro é um plano ou dispositivo social que combina os riscos de indivíduos de um grupo, utilizando fundos contribuídos pelos membros desse grupo para pagar pelas perdas.
3. Qual é o objetivo de se fazer um Seguro?
O Objetivo do Seguro é garantir aos beneficiários o pagamento de uma indenização, ressarcimento pela vida ou bens móveis e imóveis, nas ocorrências de eventos cobertos pela cobertura contratada.
ETAPA 02
COMPONENTES FINALIDADE
COSSEGURO Operação que consiste na repartição de um mesmo risco, de um mesmo segurado, entre duas ou mais seguradoras, podendo ser emitidas tantas apólices quantas forem as seguradoras ou uma única apólice, por uma das seguradoras, que seria a Seguradora Líder. A responsabilidade é proporcional ao prêmio.
RESSEGURO Operação em que o segurador cede a outro segurador uma parte da responsabilidade e do prêmio recebido, com o intuito de diminuir sua responsabilidade na aceitação de um risco considerado excessivo ou perigoso. No Brasil só pode ser feito com o IRB-Re.
...