Serviço Social na Educação
Por: Tarjadiva • 14/6/2018 • Projeto de pesquisa • 4.769 Palavras (20 Páginas) • 412 Visualizações
1-INTRODUÇAO
Neste projeto de pesquisa será abordado o tema: Serviço Social na educação: A importância da família no projeto socioeducacional. Neste aspecto é destacado o trabalho do assistente social dentro deste tema.
A educação é um processo social e tem como objetivo formar cidadãos conscientes de seu papel na sociedade, e assim possa desenvolver seu potencial afetivo, reflexivo e físico.
A escola ou projetos sociais voltados para educação e cultura, é um espaço onde o indivíduo é preparado para viver em sociedade e tenha consciência dos seus direitos.
A lei de diretrizes e bases da educação (Lei 9.394/96) diz que educação é dever da família e do estado. Nessa perspectiva, o foco das ações socioassistenciais e socioeducativas deve ser as necessidades das famílias e a garantia dos direitos de cidadania.
O Serviço Social na educação e a importância da família no projeto socioeducaciuonal, tema desenvolvido nesse trabalho aborda a importância do assistente social no contexto escolar. Pretende-se com esse Projeto de Pesquisa apresentar um conhecimento mais amplo sobre o papel do Serviço Social na educação para a comunidade escolar (diretores, professores, funcionários, famílias) a fim de compreenderem a seriedade do trabalho do assistente social no cenário educacional.
A escolha desse tema se deu por causa da vivência pessoal de campo de estágio na área socioeducacional e cultural, e pelo interesse em dinâmicas de grupo familiar juntamente com a prestação de serviço da atuação dos assistentes sociais no campo educacional.
“O cenário escolar é um espaço onde se manifesta a questão social, fruto das contradições do sistema de produção capitalista”. Ali “as contradições sociais, os jogos de força e a luta pela cidadania estão vivos e pulsantes, espelhando a realidade tal como ela é” (AMARO, 2012, p. 16).
Diante dessa realidade, os fatores que nos levaram a abordar este tema são de caráter informativo e reflexivo baseado na importância dos assistentes sociais dentro da escola. Portanto, a pesquisa aborda da importância do Serviço Social relacionado com a política educacional e social a fim de trazer novos conhecimentos e esclarecimentos sobre a atuação dos assistentes sociais na intervenção da importância da família na educação.
A família constitui-se como uma das áreas prioritárias de ação dos assistentes sociais, sendo o contexto familiar uma fonte de preocupação devido à complexidade de tal ação e também um campo rico para intervenções. Especialmente a partir da aprovação da Lei de Regulamentação da Profissão, Lei nº 8.662/93, para o Serviço Social, a família passa a configurar uma prática de intervenção que implica numa série de exigências para o profissional da área, no campo teórico metodológico e ético-político.
Em seu cotidiano, os assistentes sociais desenvolvem ações que necessitam adaptar-se às especificidades apresentadas pela realidade de cada conjuntura familiar. Tal constatação deve mobilizar os profissionais da área a buscarem o enfrentamento do desafio de buscar metodologias que estabeleça a família como um grupo com necessidades próprias e únicas.
Violência doméstica, negligência familiar, uso e abuso de álcool e drogas, atos infracionais, desemprego, trabalho infantil, assim como outras expressões da questão social, fazem parte do cotidiano da escola. Elas se refletem na realidade educacional e, em muitos casos, são determinantes para os problemas de indisciplina, atrasos frequentes, agressividade, desinteresse pelos estudos, evasão escolar, baixo rendimento, infrequência escolar, reprovação, defasagem de ano/série.
2 - DELIMITAÇAO DO TEMA
Apresentar um conhecimento mais amplo sobre o trabalho do assistente social na educação.
E abordar sobre caráter informativo e reflexivo sobre a importância da família no projeto socioeducacional.
3 - OBJETOS DE ESTUDO
Serviço Social e a família
4 – OBJETIVO GERAL
Entender a importância de ter a família mais presente no projeto socioeducacional.
4.1 - OBJETIVOS ESPECIFICOS
Pesquisar eventos que envolva a família no projeto socioeducacional focadas na educação, regras, limites e o desenvolvimento emocional;
Identificar a contribuição do Serviço Social no âmbito escolar, o desempenho dos assistentes sociais dentro do projeto escolar e suas funções quanto a um melhor desempenho familiar.
Possibilitar a participação dos pais na vida de seus filhos, num momento de troca de experiências, a fim de colaborar na formulação de ideias e sugestões sobre possíveis problemas.
5 - PERGUNTA CENTRAL
Qual a importância da família no projeto socioeducacional?
6 - PROBLEMATIZAÇAO
Qual a importância do Serviço Social no âmbito escolar?
Quais são as construções que os assistentes sociais conquistam para o direito a educação e na construção da cidadania?
E qual o papel da família no projeto socioeducacional e social?
7 - HIPOTESES
- Atuação do Serviço Social nas escolas diminuiria os problemas familiares originados pelas questões sociais.
- O assistente social no campo educacional fortaleceria as políticas sociais, e seria uma mediação entre a participação da família, direitos e educação.
- O apoio da família no projeto socioeducacional mudaria o desenvolvimento escolar e emocional sendo um apoio de fortalecimento incentivo para emancipação dos alunos.
8 - JUSTIFICATIVA
A razão de pesquisar sobre a importância da família no projeto socioeducacional, e a maneira que o Serviço social desenvolve esse trabalho. É em virtude de uma vivencia em campo de estágio nos projetos socioeducacionais da Instituição Mundo Novo da Cultura Viva.
E baseado nessa experiência foi possível entender a raiz da maioria dos problemas de comportamento e desenvolvimento, principalmente os que abalam o psicológico de alguns alunos.
...