Serviço social
Por: MariaTeofilo • 27/4/2015 • Projeto de pesquisa • 1.492 Palavras (6 Páginas) • 255 Visualizações
Projeto de Intervenção Estágio II 6º SEMESTRE
Nome da Organização:
Departamento Nacional de Obras Contra as Secas
Endereço Completo:
Avenida Duque de Caxias, 1700 – Centro – Fortaleza – Ceará.
CEP: 60036-111 Telefone: (85) 3223-2552
Email: www.dnocs.gov.br
Nome da Supervisora: Maria Reijane de Morais Santos Rodrigues
Nº do CRESS: 1759/3ª Região
Email: maria.reijane@dnocs.gov.br
O DNOCS hoje tem 105 anos é um órgão centenário que atua transformando a realidade do semiárido brasileiro. A peculiar condição climática do Nordeste brasileiro, sobre tudo a da zona semiárida, estabeleceu nesta vasta área de caatinga uma civilização em constante luta pela sobrevivência, buscando transpor os obstáculos em busca de uma vida melhor.
Em 1909 foi criada a Inspetoria de Obras Contra as Secas, o que se vislumbravam era uma débil economia sob a tutela do coronelismo oligarca, a extrema pobreza do sertanejo assolado pelas disparidades climáticas, um regime desigual das chuvas durante o ano e a escassez da água, fatores esses que causavam uma grande vulnerabilidade no seio das populações que habitavam a região.
Foi em 2009 que o Serviço Social do DNOCS foi criado e tem como missão promover ações de caráter preventivo, emergencial, planejando, assessorando, com qualidade e democracia aos servidores, com o objetivo de defender os direitos humanos, com justiça social. O Setor fica subordinado ao chefe do Serviço de Administração de Pessoal, e um Coordenador de Recursos Humanos, com uma Assistente Social e vários estagiários.
Título do Projeto:
2.1 ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL E ATIVO
Local e desenvolvimento das atividades
2.2. O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas
Área de abrangência
2.3. Os Servidores ativos do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas
Problemas Diagnosticados
3. As estagiárias do Setor do Serviço Social do DNOCS realizou um diagnóstico sobre os funcionários, que estão em atividades no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, lotados na Administração Central do DNOCS, com intuito de avaliar a qualidade de vida e os programas que eles gostariam de participar para ter um envelhecimento saudável. Constatamos que mais predominou foi à preocupação com a saúde. O medo de envelhecer com algum problema de saúde.
No DNOCS existem na faixa de 02 mil servidores com idade entre 47 a 65 anos ativos e que não estão ainda preparados para chegar à velhice com saúde, feliz e disposto a continuar no trabalho sem medo de envelhecer. É preciso desenvolver programas para ajudar os funcionários chegar à velhice com saúde. Nós estagiárias buscamos conjuntamente com os demais profissionais da instituição, propor uma ação interventiva lançando o Projeto “Envelhecimento saudável e Ativo”.
4. Objetivo Geral
- Nosso objetivo é promover aos servidores ativos do DNOCS, meios, como: criação de ambientes favoráveis à saúde, nos setores de trabalho, crescimento de atendimento no setor do serviço médico, dando condições aos servidores a consultas no trabalho, que eles participem de atividades que eles gostem para que consiga trabalhar durante o dia, com saúde e feliz.
4.1. Objetivos Específicos
- Conscientizar aos servidores da importância dos cuidados com a saúde, fazendo exames periódicos, uma alimentação saudável, e exercícios físicos.
- Educar o servidor a se organizar financeiramente para ter tranquilidade na velhice,
- Planejar e criar atividades para desenvolver seu potencial de maneira que o servidor durante o dia faça o seu trabalho com alegria e disposição,
- Procurar organizar palestras com planos de saúde dos servidores para orientá-los, ir ao médico e realizar exames anualmente.
- Procurar fazer contrato com professores de educação física, para orientá-los nos exercícios físicos, que eles podem praticar.
5. Justificativas
Após participamos de um Programa Envelhecimento Saudável, no Auditório da Administração Central do DNOCS, onde todos puderam verificar os níveis da pressão arterial, da glicemia e da hemoglobina, que percebemos a importância da saúde dos servidores. Dai que surgiu o interesse de realizarmos um programa que pudéssemos ajudar os servidores, em uma maneira que eles envelhecessem com saúde e feliz.
As observações durante o estágio e ao conversamos com a Assistente Social do órgão e com os seus servidores, percebemos que os servidores tinham a necessidade de algumas atividades diária para se sentirem feliz no trabalho, através de incentivos, pois muitos estão desmotivados e tornando-os tristes, e afetando a saúde, notamos, também, que muitos deles não tinham uma vida saudável e com vontade de se afastar do trabalho, é que achamos a necessidade de elaboração de um Projeto voltado para atividades que estimule os funcionários a trabalhar novamente como começou a 30 anos atrás garantindo a eles um envelhecimento saudável para continuar com suas atividades.
6. Público-Alvo/Beneficiário
Os servidores Ativos do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas
7. Descrição do espaço físico e dos recursos institucionais, físicos, materiais necessários para o desenvolvimento das atividades.
Os encontros acontecerão no auditório da instituição que tem capacidade para mais ou menos 600 pessoas, os equipamentos utilizados serão DVD, computador, vídeos e filmes.
Os
...