TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço social

Por:   •  7/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.462 Palavras (10 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE ASCES

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

KAROLAYNE LAYSA ALVES DA SILVA

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: UMA ANÁLISE SOBRE O PERFIL DO AGRESSOR E POSSIVEIS MOTIVAÇÕES GERADORAS DA VIOLÊNCIA, SOB A ÓTICA DAS USUARIAS DO CRMMB.

Caruaru,

2013

Karolayne Laysa Alves

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: UMA ANÁLISE SOBRE O PERFIL DO AGRESSOR E POSSIVEIS MOTIVAÇÕES GERADORAS DA VIOLÊNCIA, SOB A ÓTICA DAS USUARIAS DO CRMMB.

Projeto de monografia referente à Conclusão do curso de Serviço Social, sob a orientação da Professora Rosineide Maria Gonçalves.

Caruaru, 2013

[pic 1]

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.............................................................................. 4
  2. OBJETIVOS...................................................................................5
  1. OBJETIVO GERAL..................................................................6
  2. OBJETIVO ESPECÍFICO.........................................................6
  1. REVISÃO LITERÁRIAL..................................................................7
  2. METODOLOGIA.............................................................................8
  3. CRONOGRAMA.............................................................................9
  4. ORÇAMENTO................................................................................10
  5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................10

[pic 3][pic 2]

[pic 4]

  1. INTRODUÇÃO

O estudo que propomos busca analisar o perfil socioeconômico dos agressores de mulheres vítimas de violência usuárias do Centro de Referência da Mulher Maria Bonita – CRMMB, partindo de uma reflexão sobre a violência doméstica. Juntamente com o perfil pretende-se identificar qual a compreensão das mulheres, vítimas de violência e usuárias do Centro, sobre as possíveis motivações para justificar a violência dos homens.

O estudo proposto parte do pressuposto de que a violência doméstica está diretamente associada à dimensão de gênero. Analisar a violência sob essa perspectiva é analisa-la no âmbito das desigualdades nas relações de poder entre casais. Tais relações partem do principio que existe naturalmente uma divisão de papeis entre o homem e a mulher, onde um é melhor e pode mais do que o outro. Assim, a sociedade tende a naturalizar a desigualdade e a importância dos papéis ditos como masculinos e femininos.

O interesse pelo tema apresentado surgiu a partir das práticas no estágio curricular I, onde foi possível observar que a recorrência da prática da violência acontece dentro do ambiente familiar. Essa constatação aponta para a necessidade de entender o que leva um homem a agredir sua companheira, com que tem uma relação de afeto.

Analisar a violência doméstica, na perspectiva de gênero, será uma importante contribuição para os estudos e projetos de extensão do Núcleo de Gênero da faculdade Associação Caruaruense de Ensino Superior - ASCES, bem como para subsidiar, podendo também contribuir com o Centro de Referência da Mulher Maria Bonita, buscando programar ações previstas no Plano Nacional de Políticas para as Mulheres que apresenta algumas prioridades na área da violência contra a mulher como: Combate e Garantia de Direitos, Prevenção, Assistência.

Por fim, o estudo buscará responder esse conjunto de questões a partir dos questionários aplicados pela Assistente Social para construção do perfil de entrada das mulheres que procuram o serviço do CRMMB. A escolha desse instrumento justifica-se pela impossibilidade de entrevistar o agressor, bem como pela necessidade de preservar as mulheres, usuárias do serviço, de uma exposição temporária. Para além desses elementos o preenchimento do mesmo é realizado pela profissional do Serviço Social.

2. OBJETIVOS

2.1. Objetivo Geral

Analisar o perfil do agressor das mulheres vítimas de violência, atendidas pelo centro de referência da mulher Maria bonita a partir da compreensão das vítimas, com vistas a contribuir com o programa de proteção as mulheres vítimas de violência em Caruaru.

2.2. Objetivos Específicos

  • Analisar as características sociais e econômicas do agressor.
  • Identificar as possíveis motivações da agressão sob a ótica da vitima.

  1. REVISÃO DA LITERATURA

Analisar a violência doméstica na perspectiva das relações de gêneroé tratar referencialmente da dependência econômica gerada em torno da relação, enquanto o homem é a única forma de sustento e renda da família, a mulher torna-se submissa a ele, poiso contexto socioeconômico está diretamente ligado a desigualdade entre os casais. Contudo, pode-se identificar também a dependência emocional como um fator essencialmente importante para a mulher no momento de decisão de denunciar.

Todo ato de violência baseado em gênero, que tem como resultado, possível ou real, um dano físico, sexual ou psicológico incluindo as ameaças, a coerção ou a privação arbitrária da liberdade, seja a que aconteça na vida pública ou privada. Abrange, sem caráter limitativo, a violência física, sexual e psicológica na família, incluídos os golpes, o abuso sexual às meninas, a violação relacionada à herança, o estupro pelo marido, a mutilação genital e outras práticas tradicionais que atentem contra mulher, a violência exercida por outras pessoas que não o marido - e a violência relacionada com a exploração física, sexual e psicológica e ao trabalho, em instituições educacionais e em outros âmbitos, o tráfico de mulheres e a prostituição forçada e a violência física, sexual e psicológica perpetrada ou tolerada pelo Estado, onde quer que ocorra.” (OMC, 1998, p.7)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (161.9 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com