Serviço social
Por: Lala.Silva • 23/7/2015 • Seminário • 2.244 Palavras (9 Páginas) • 145 Visualizações
RESUMO
Esse trabalho visa fazer uma análise sobre a atuação do assistente social nos locais onde há maior necessidade de sua presença. Através das suas funções, o assistente social torna-se indispensável para a promoção e garantia dos direitos do cidadão. Além disso, é o assistente social quem participa intrinsecamente desse processo, sendo um agente em prol da lei para a melhoria das condições social dos necessitados. Nas áreas da saúde, educação, justiça, nas ações de políticas sociais ou em qualquer outro espaço onde o assistente social trabalha, ele como mediador para que, nesses ambiente, o cidadão não sofra prejuízos pelas suas necessidades e, ainda, possa ter sua dignidade respeitada. Com isso, o Serviço Social e seus assistentes trabalham para que toda a sociedade viva em harmonia pelo bem de todas as pessoas.
Palavras-chave: Assistente Social. Espaços Ocupacionais. Garantia dos Direitos.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
- A ASSISTÊNCIA SOCIAL E A SAÚDE
- SERVIÇO SOCIAL NA ÁREA JURÍDICA 6
- SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO 6
- O ASSISTENTE SOCIAL NAS POLÍTICAS PÚBLICAS 8
CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
Atualmente, o número de profissionais formados em Serviço Social é crescente no país, de acordo com o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), a entidade tem registrado, cerca de 74 mil profissionais, atuando nas diversas áreas que empregam os assistente sociais. Uma das áreas que detêm a maior demanda desses profissionais é a de saúde, seguida da área de políticas de assistência social, uma vez que o Ministério do Desenvolvimento Social estabeleceu que todos os municípios devem ter um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), devendo cada um ter obrigatoriamente a presença do assistente social, junto de um psicólogo.
As áreas de atuação do assistente social são inúmeras, podendo conseguir vagas no serviço público, e também em empresas particulares. Além disso, outras áreas que necessitam de assistente social são a educação e a justiça.
O seu trabalho incide no universo do trabalho e dos direitos, intermediando entre as necessidades da população e o acesso aos serviços sociais, intercedendo junto às esferas públicas e privadas, e atuando entre a defesa dos direitos sociais universais e o atendimento às necessidades sociais.
As universidades são um exemplo de empresas que precisam de serviço social, agindo na concessão de bolsas, sendo responsáveis pela triagem e classificação dos candidatos. As secretarias estaduais e municipais de assistência social, hospitais, clínicas, centros de saúde, presídios, abrigos, creches, escolas, sindicatos, conselhos, ministérios e ONGs são outros órgãos empregadores dos assistentes sociais.
O assistente social trabalha na participação, na elaboração e gerenciamento das políticas sociais, formulando e implementando programas sociais, trabalha com grupos diversos como, por exemplo, crianças, idosos, dependentes químicos, e etc.
O Serviço Social está a cada dia ampliando sua área de alcance, conquistando espaços e novas possibilidades para concretização das políticas sociais, seu objetivo é expandir os direitos e emancipar a sociedade, se apresentando como uma profissão voltada para ao atendimento das demandas sociais da população, porém existem muitos desafios a serem superados.
- A ASSISTÊNCIA SOCIAL E A SAÚDE
Na área da saúde, cabe ao Serviço Social compreender os aspectos sociais, econômicos e culturais que podem interferir no processo saúde-doença, e buscar ações para a superação, reforçando o direito social à saúde. O assistente social observa tudo de ângulos particulares para interpretação das condições de saúde do usuário, participando do trabalho em equipe na saúde.
Uma das dificuldades do assistente social é muitas vezes dialogar com as equipes de saúde, esclarecendo quais as suas atribuições e competências essenciais para o bem comum. Existem procedimentos que devem acontecer simultaneamente, entre o profissional de serviço social e os profissionais de saúde, como por exemplo: a alta médica e a alta social, podem haver casos em que o usuário recebe a alta médica, porém, sem condições de ter a alta social, e cabe ao profissional de Serviço Social noticiar à equipe, registrando no prontuário a sua intervenção. A alta a pedido é outra situação que incide sobre a equipe e, quase sempre, sobre o profissional de Serviço Social. É importante a reflexão sobre a acepção da alta e da autonomia do usuário no serviço de saúde e sobre quais métodos a equipe deve adotar coletivamente.
Nesse sentido o assistente social atua orientando, esclarecendo, e refletindo junto ao usuário e à equipe de saúde sobre as condições objetivas que impulsionam os usuários a tomarem essa decisão. O profissional responsável pela alta e pelos procedimentos da mesma é o médico e não o assistente social, no entanto, este atua como interlocutor entre os usuários e a equipe de saúde.
Por outro lado, a violência contra crianças, adolescentes, mulheres, idosos, gays, lésbicas, homossexuais, transexuais e pessoas com deficiências é outra demanda sempre constante para a equipe de saúde, nestes casos é função e responsabilidade de toda a equipe a notificação. O assistente social deve colaborar nessa ação, entretanto, não é função privativa do mesmo, sua atribuição é fazer uma abordagem sócio-educativas com a família, socializar as informações em relação aos recursos e viabilizar os encaminhamentos necessários.
Os assistentes sociais devem delimitar junto com a equipe de saúde, quais as suas atribuições e competências, elaborando junto com a equipe a realização de seminários, debates, e encontros.
- SERVIÇO SOCIAL NA ÁREA JURÍDICA
O Assistente Social na Área Jurídica exerce a Perícia Social, a partir do direcionamento de seu processo de avaliação, sua linha central é a Questão Social. Nesse contexto observamos que, para os Assistentes Sociais, o campo de trabalho na área da Perícia Social, é um trabalho autônomo. A partir desse entendimento vemos que esse é um trabalho distinto, onde programamos os fundamentos teórico-metodológicos, ético-político e técnico-operativos do Serviço Social.
...