TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de conclusao de curso

Por:   •  9/11/2015  •  Monografia  •  11.905 Palavras (48 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 48

                          AGRADECIMENTOS

Durante o percurso acadêmico passei por inúmeros obstáculos e ate pensei que não conseguiria chegar ate o fim e muitas vezes pensei em desistir de tudo ,mas enfim aqui estou com a ajuda e apoio de alguns anjos que Deus enviou para me dar uma injeção de ânimo.Então aqui estou para agradecer aos que se fizeram presentes nesses 4 anos de luta.

Primeiramente à Deus, meu porto seguro que sempre me deu força para atingir meus objetivos, sem ele eu não teria conseguido superar os obstáculos e as dificuldades durante toda a trajetória acadêmica.

A minha mãe Terezinha com quem as vezes eu chorava e falava não da mais vou desistir e ela me dizia não desista nos vamos dar um jeito quando o motivo era financeiro, ao meu esposo Vandete que sempre esteve do meu lado ,as minhas filhas e filho que sempre que eu tinha dificuldades para enviar os trabalhos e coloca-los nas normas da ABNT nunca se negaram em me ajudar. As minhas irmãs que também sempre estiveram ao meu lado.

A uma amiga em especial Ellen Regina, que sempre me apoiou,sempre orou por mim  e quando eu estava desanimada me dava uma injeção de ânimo com doces palavras que me reanimavam novamente e me dizia quando você terminar estarei la para comemorarmos juntas.

A algumas amigas de sala de aula, Irne e Pamela companheiras de estagio I que enfrentamos juntas a viagem todos os dia s para outra cidade para realizarmos. Priscila, Apoliana, Elza o grupo dos quatro, anos fizemos todos os trabalhos de grupo juntas.  Maria, Eliane e Adriana Alves  que também passaram pelas mesmas dificuldades que  eu.

As minhas tutora de sala que ao longo desses quatro anos estiveram conosco Marly Rocha Cacieli Gatto, Priscila Andrade e Eliete Carneiro enfim a todos que me acompanharam nessa jornada obrigado por torcerem por minha vitoria vocês são um presente de Deus em minha vida amo todos vocês .

   

  SILVA, Cleidimar de Souza. Mulheres Vítimas de Violência Doméstica: 2015.  Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Serviço Social), Universidade Norte do Paraná, Cerejeiras, 2015.

RESUMO

A violência contra a mulher tem sido considerada uma violação dos direitos humanos e um importante problema de saúde publica, tanto no que se refere aos cuidados quanto com relação de gênero que permeiam o fenômeno.Após este reconhecimento,serviços de atendimento às mulheres em situação de violência foram criados no âmbito das políticas para melhor atender as mulheres vitimas de violência domestica.Procurando aprofundar a discussão em torno dessa temática,o trabalho objetiva  investigar a evolução das políticas publicas de assistências às mulheres vitimas de violência domestica.Tendo como resultado a conquista das mulheres, no campos das políticas publicas, no entanto,o sistema brasileiro de proteção da mulher, na atualidade precisa ser integrado e especializado,valorizando ações de prevenção erradicação e punição da violência.no combate a essas condutas agressiva,a vitima precisa ser o centro;e o estado tem a obrigação de zelar pela integridade física e psíquica desta vitima,mobilizando esforços para restaurar sua dignidade enquanto cidadã.E o profissional da assistência social exerce importante papel,nesse campo enquanto agente intervencionista de uma das interfaces da questão social assume a função de concretizar os direitos sociais conquistados pela sociedade com apoio das leis que se operacionalizam por meio de programa , de projetos e de serviços.

Palavras-chaves: 1.Violência Domestica  2.Políticas Publicas 3.Assistência Social
                                       

                                         INTRODUÇÃO

A violência domestica contra mulher recebe esse nome por ocorrer dentro do lar,e o agressor ser,geralmente, alguém q já manteve,ou ainda mantém uma relação intima com a vítima.Pode se caracterizar de diversos modos,desde marcas visíveis no corpo,caracterizando violência física, ate formas mais sutis, porem não menos importante,como a violência psicológica, que traz danos significativos à estrutura emocional da mulher.

Conforme a Declaração das  Nações Unidas de 1949,sobre contra a mulher aprovada pela Conferencia  de Viena em 1993,a violência se constitui em “(...)todo e qualquer ato embasada em uma situação de gênero,na vida publica ou privada ,que tenha como resultado dano de natureza física ,sexual ou psicológica ,incluindo ameaças,coerção ou a privada arbitrária da liberdade”(ADEODATO,2006P.02).

O Relatório Nacional Brasileiro retreta o perfil da mulher brasileira enfatiza que a cada 15 segundos uma mulher é agredida,totalizando em 24 horas ,um numero de 5.760 mulheres espancadas no Brasil .Outros dados também alarmantes,referidos pela OMS- Organização Mundial da Saúde em 2005,indicam que ,no Brasil,29%das mulheres relatam ter sofrido violência física ou sexual  pelo menos uma Vaz na vida,22%não conseguiram contar pra ninguém sobre o ocorrido;e 60%não saíram de casa, nem sequem por um dia.Ao contrario do que a ideologia dominante,muitas vezes,quer revelar,a violência domestica não depende de status social, grau de  escolaridade ou etnia (SOARES,2005).

Percebe-se que apesar da grande conquista pelas mulheres a cerca de políticas publicas é, ainda insignificante,considerando o grande numero de mulheres espancadas e mortas pelos seus companheiros.

Diante do exposto,pretende-se a partir de estudo de caráter qualitativo,restrito a Leis e autores que discorrem sobre a temática da violência domestica,em seguida enfatizamos as políticas para as mulheres:plano nacional de políticas para mulheres ;Leis Maria da Penha e lei contra o silencio e logo após ressaltar as políticas de assistência social,bem como papel do assistente social junto às mulheres vitimas da violência doméstica

O estudo sobre a violência domestica é de  grande importância no atual contexto,já que é notório o crescente aumento deste fenômeno entre a população mundial,evidenciando-se um problema social e de saúde publica,que afeta a integridade,física e psíquica da mulher,alem de constituir uma flagrante violação aos direitos humanos .Logo o serviço social não pode se furtar de buscar compreender os fatores que envolvem violência domestica,considerando sua repercussão sua recuperação,na sociedade e para a saúde:física e psíquica da mulheres que são vitimas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (80.5 Kb)   pdf (417 Kb)   docx (64.1 Kb)  
Continuar por mais 47 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com