Universidade Corporativa: a experiência da Motorola
Seminário: Universidade Corporativa: a experiência da Motorola. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Luci1411 • 30/10/2014 • Seminário • 403 Palavras (2 Páginas) • 981 Visualizações
Universidade corporativa: a experiência da Motorola
Dulcinéa Braga Dias Bueno Torres
Nosso objetivo, com este artigo, é contar e refletir sobre a história da Universidade Motorola, sua missão, operação e atuação no Brasil.
A missão da Universidade
A Motorola está inserida no contexto cultural de uma empresa que valoriza o desenvolvimento contínuo de seus colaboradores e incentiva a busca do conhecimento e da educação e o respeito à pessoa.
Essa cultura está fundamentada em três pilares:
• Experiência
• Feedback
• Educação
O conjunto desses três pilares forma o programa de Gerenciamento de Desempenho; uma responsabilidade de cada funcionário e também dos líderes da empresa.
A responsabilidade da Universidade faz parte do pilar da Educação, de acordo com a estratégia e as necessidades dos vários segmentos de negócios em que a Motorola se faz presente. Ela atua como parceira dos negócios, buscando soluções que visam a desenvolver os talentos, trazer conhecimento e elevar o capital intelectual da organização.
Essas soluções contêm os mais diversos cenários, que vão desde a instrução em classe, como participações em projetos específicos ou trabalho de formação de equipes, até leituras de livros, manuais e vídeos, sem falar da educação a distância, ou mesmo on-the-job traning, ou treinamento na prática.
O corpo de líderes da organização tem a responsabilidade de trabalhar com suas equipes para conhecer os potenciais e as necessidades de seus respectivos times, de maneira a organizar os trabalhos buscando oportunidades de engajar, motivar, melhorar e, assim, atingir os resultados esperados. Nesse contexto, a universidade atua como consultora, com foco em conhecer os desafios que se apresentam aos líderes bem como propor as soluções apropriadas.
Os funcionários também têm a responsabilidade de aprender continuamente, desenvolver habilidades que os deixarão aptos a implantar inovações, tomar decisões de risco e executar suas tarefas, utilizando os conhecimentos adquiridos. Para isso, eles contam com a expertise da Universidade, sempre visando ao que há de mais adequado para as necessidades específicas.
A história da Universidade
A Motorola University – como é conhecida mundialmente – iniciou suas atividades há mais de 30 anos nos Estados Unidos, e foi reconhecida como Universidade na década de 1980, quando começou a desenvolver cursos específicos para seu corpo de engenheiros do negócio de eletro-eletrônicos e de telecomunicações.
Após um período, a Universidade transformou-se em um negócio corporativo, com atuação também no mercado como consultora e fornecedora de cursos.
Em 1986, Bill Smith, um engenheiro sênior e cientista da Motorola, introduziu o conceito “Six Sigma” para padronizar a maneira de contar defeitos na manu
...