VIOLÊNCIA DOMÉSTICA FEMININO NO CONTEXTO INDIGENA TIKUNA
Por: Deuzenira • 14/10/2019 • Projeto de pesquisa • 764 Palavras (4 Páginas) • 240 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
SERVIÇO SOCIAL
DEUZENIRA FELIX ROSINDO – RA: 1522779
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA FEMININA NO CONTEXTO INDIGENA TIKUNA
Professor orientador:
SÃO PAULO DE OLIVENÇA – AM
2019
1.TEMA
Violência doméstica feminina no contexto indígena Tikuna.
2. PROBLEMA
Quais as intervenções que a Assistência Social pode oferecer às mulheres indígenas Tikunas vítimas de violência doméstica?
3. HIPÓTESES
Os fatores históricos socioculturais da etinia Tikuna permitiram ao indígena a crença que suas mulheres eram suas escravas, não tendo direito de viverem suas próprias vidas da maneira que lhes achassem melhor. Contudo, as políticas públicas voltadas ao enfrentamento à violência feminina, contribuíram de forma positiva, para que essas vítimas entendam que elas também, têm voz na sociedade, por meio de leis que punem seus agressores.
4. INTRODUÇÃO (REVISÃO DE LITERATURA E JUSTIFICATIVA)
A violência doméstica, conforme estatística apresentada em diversos estudos literários, tanto nacionais como internacionais, apontam diversos fatores de riscos que levam milhares de mulheres vítimas dessa violação de direitos. Nessa questão, a Organização Mundial de Saúde aponta 95% vítimas de violência física e sexual acometidos por seus esposos e/ou namorados.
Essa violência feminina ocorrida no âmbito familiar, também faz parte histórica da vida de milhares de mulheres tikunas, etnia esta que encontra-se localizada na fronteira Colômbia-Brasil. Neste contexto, Ibarra (2016) apresenta em seus estudos, situações socioculturais relevantes às dinâmicas interculturais desta região do Alto Solimões. O que às estimulam a lutarem por espaços no ambiente público, vivendo experiências de crescente politização.
Sendo assim, o presente estudo tem por finalidade, entender quais as intervenções que a Assistência Social pode oferecer às mulheres indígenas Tikunas vítimas de violência doméstica? Para poder prestar assistência adequada quando necessário.
A partir desse programa, as mulheres indígenas Nasa (em Cauca, Colôm- bia) consolidaram ferramentas e for- mas de organização não apenas para visibilizar-se, mas, para exigir o fim da violência, principalmente a sexual, mediante a participação ativa no âm- bito público.
5. OBJETIVO GERAL
Analisar a violência doméstica sofrida pela mulher indígena Tikuna
6. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Identificar os fatores que causam à violência doméstica da indígena Tikuna.
2. Descrever os procedimentos para o enfrentamento a violência doméstica.
3. Citar as técnicas oriundas da Assistência Social sobre seus direitos violados.
7. METODOLOGIA PROPOSTA
7.1 TIPO DE PESQUISA
Será realizada uma pesquisa bibliográfica, do tipo exploratória e com abordagem qualitativa. Esse tipo de pesquisa, segundo Marconi e Lakatus (2010) possibilita realizar um levantamento dos principais dados anteriormente pesquisados, e publicados em sites científicos, revistas eletrônicas cientificas, artigos científicos e obras escritas, com o intuito do pesquisador ter acesso ao material atualizado para melhor análise do estudo.
7.2 INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS
Os dados coletados serão originários de artigos científicos, revistas cientificas da área da enfermagem e livros acadêmicos. Esse levantamento ocorrerá primeiramente na biblioteca da faculdade. Em seguida, em sites científicos, como na Scientific Eletronic Lebrary Online - SCIELO, Biblioteca Virtual em Saúde - BVS, Literatura Latino Americana e do Caribe em ciências da Saúde –LILACS.
7.3 COLETA DE DADOS
A coleta de dados se dará inicialmente com a seleção dos artigos científicos pertinentes ao tema da pesquisa, baseados nas palavras
...