Ética Profissional do Contador
Artigo: Ética Profissional do Contador. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: stefaniagomes • 26/8/2014 • Artigo • 1.158 Palavras (5 Páginas) • 344 Visualizações
Ética profissional do contador
Ética Geral
Ética vem do latim ethos e significa modo de ser, implica os hábitos da espécie humana, é um ramo que se utiliza dos assuntos morais, embora não possa ser confundida como lei, está relacionada com o sentimento de justiça social, promovendo um equilíbrio e bom funcionamento social. A ética se diferencia da moral, pois esta está ligada aos costumes, à obediência às normas, e a ética fundamenta o bom modo de viver do ser humano.
A ética existe desde o inicio dos tempos, se relaciona com a vida social e define valores, mudando a vida social e a vida moral de cada um. Na história veem-se os filósofos transmitirem suas ideias e pensamentos, visando os problemas do homem e, sobretudo os problemas políticos, pensando na democratização, acreditando no homem. Esse pensamento difere dos pensamentos Sofistas, que não acreditavam muito no saber do mundo, para eles existe o saber sobre o homem, e que esse saber podia ser mudado.
Ética Profissional
Antes de se iniciar uma carreira, deve-se refletir sobre o que quer fazer por um bom tempo na sua vida. Às vezes é escolhido um caminho de incertezas, ou uma área que não é bem aquilo que se pensava. E mesmo trabalhando em algo que não é o que mais gosta, deve-se trabalhar com respeito, se comprometendo com a categoria profissional, caracterizando assim o aspecto moral da chamada ética profissional.
A ética profissional é um conjunto de normas morais onde o individuo deve se orientar no exercício de sua função, a ética é importante em todas as profissões. Todos os códigos de ética profissional trazem princípios como honestidade no trabalho, lealdade na empresa, alto nível de rendimento, respeito à dignidade humana, segredo profissional, observação das normas administrativas da empresa e muitos outros, porém a própria pessoa pode se fazer perguntas para alcançar esta ética, por exemplo, como o trabalho está sendo realizado? Posso melhorar? Estou sendo um bom profissional? O que o pessoal da empresa espera das minhas atitudes? Quais os resultados que se deve alcançar? Todas essas questões não estão descritas em um código de ética, mais é fundamental para uma vida profissional estabilizada.
Ética Profissional do Contador
A Ética profissional tem relação direta com a confiança que a sociedade deposita no especialista que executa determinado trabalho, o profissional deve ser integro na atividade que executa.
No Artigo 1º do Código de Ética Profissional do Contador descreve como objetivo do código: "tem por objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os Profissionais da Contabilidade, quando no exercício profissional e nos assuntos relacionados à profissão e à classe".
O contador tem como deveres, exercer a profissão com honestidade, sendo transparente com o cliente, explicando eventuais problemas que podem surgir se a lei não for cumprida, deve seguir os princípios contábeis e a Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC), guardar sigilo de informações dos clientes, porém se for substituído por outro profissional deve ser claro e explicar os fatos que deverão ser conhecidos por este profissional, e também auxiliar a fiscalização do exercício profissional.
Em relação aos colegas deve dar ênfase nos princípios de consideração, respeito, apreço e solidariedade, nunca se usufruir de trabalhos de colegas, em que não tenha participado, apresentando-os como próprios. E em relação à classe deve zelar pelo prestigio da classe e pelo cumprimento do código, acatar as decisões tomadas pela classe e nunca usar de posição ocupada na direção de entidades de classe em beneficio próprio.
É proibido ao profissional contábil participar de atos ilícitos e se envolver em processos de sonegação, corrupção, fraudes e roubos.
Contabilista que facilita o exercício da profissão contábil aos não habilitados ou leigos, acobertando-os.
Algumas Infrações cometidas por falta de Ética
Contabilista que adultera ou manipula fraudulentamente escrita ou documento com o fim de favorecer a si mesmo ou clientes, em detrimento ao fisco.
Contabilista que não cumpre, no prazo estabelecido, determinação do CRC ou de órgão autorizado de classe, depois de regularmente notificado.
Contabilista que pratica aviltamento de honorários e/ ou concorrência desleal.
Contabilista que retém injustificadamente danifica ou extravia livros e documentos contábeis, comprovadamente entregues aos seus cuidados.
Contabilista que após convocado deixa de prestar serviços por ocasião de eleições do CRC.
Contabilista que não executa serviços profissionais para o que foi contratado.
Contabilista registrado na categoria de Técnico em Contabilidade, exercendo função de contador.
Contabilista exercendo a profissão sem registro no CRC.
Contabilista exercendo a profissão com registro provisório vencido.
Contabilista suspenso ou com registro profissional baixado exercendo a profissão.
Contabilista que assina documentos ou peças contábeis elaborados por outrem, sem sua orientação e supervisão.
Contabilista que não observa as Normas Brasileiras de Contabilidade,
...