A Avaliação de Psicologia e Educação
Por: Brunafrancamelo • 1/6/2022 • Trabalho acadêmico • 257 Palavras (2 Páginas) • 153 Visualizações
UNIRIO | 2020
Ciências Biológicas
Avaliação de Psicologia e Educação
O que entende pela frase: "Devemos levar em conta o lugar do sujeito no processo educativo"?
A era moderna trouxe consigo a ideia de infância. Com ela, o início da educação com formato imperativo, fato esse que problematiza e limita o desenvolvimento do sujeito ao longo da vida.
De acordo com Freud, criador da psicanálise, o homem em sociedade é movido pelo superego cultural. Ou seja, o indivíduo passa a podar seu ego a partir dos valores morais por ele captados, porém de forma muito radical, já que essa consciência não leva em conta a (in)capacidade do sujeito de obedecer às censuras impostas. Esse conceito escancara o modelo educacional estruturado com base em exigências políticas, impondo aos alunos um comportamento social e emocional, que os limita completamente.
Além disso, os próprios educadores também são prejudicados nesse cenário, pois, assim como os alunos, não são ouvidos e vistos como “sujeitos”, tendo apenas que seguir exigências, de modo a se encaixar em um processo de profissionalização dos mesmos. Assim, apenas devem seguir um roteiro daquilo que os é passado como conhecimento soberano e aceito institucionalmente.
Portanto, é preciso repensar o processo educativo através de uma visão menos dominadora, que leve em consideração as necessidades, sentimentos e o complexo funcionamento das mentes humanas. A aprendizagem durante a infância não deve ser controlada pelos interesses de uma sociedade pautada na hierarquia e engessamento institucional do conhecimento. É imprescindível que o aluno e o professor sejam respeitados e não vistos apenas como peças a serem controladas.
...