A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO DEBATE DAS IDÉIAS: ELEMENTOS PARA UMA EA CRÍTICA
Por: cleuni • 10/6/2022 • Artigo • 288 Palavras (2 Páginas) • 194 Visualizações
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO DEBATE DAS IDÉIAS: ELEMENTOS PARA UMA EA CRÍTICA
O presente capítulo trata da inserção da EA no campo pedagógico, ou seja, na prática educativa, visando superar aquela visão ingênua, generalizada e simplista de que é possível a superação da crise ambiental a partir da mudança de atitudes, de boas práticas ambientais, não reflexivas a partir de ações mecânicas. Alem do mais, a educação trata-se das questões de preocupação ambiental utilizando uma abordagem interdisciplinar.
A EA surge em um momento de crise, na tentativa de responder aos sinais de falência de um modo de vida, guiado pelo consumismo, na acumulação de bens materiais, onde, como já foi mencionado, o termo EA tem sido “banalizado”, usado de modo mecânico, ingênuo e até mesmo por modismo. Para tanto, a EA se volta para uma visão socioambiental crítica, que leva em consideração a formação de um indivíduo relacionado com o mundo no qual ele vive e pelo qual se sente responsável, capaz de identificar e problematizar as questões socioambientais e agir sobre elas.
Além, do ensino formal, a EA atua também nas comunidades em geral, passando de formal para não formal, identificando e intervindo em problemas e conflitos oriundos das relações dos indivíduos em suas comunidades, valorizando as suas práticas culturais locais de manejo do ambiente, gerando, assim, maior capacidade de reconhecer as consequências de suas práticas e decidir sobre ações que visem a sua qualidade de vida.
A EA visa também à articulação da escola com a comunidade onde está inserida, envolvendo os alunos dentro e fora dela, com vistas à resolução de problemas ambientais locais, levando a mudanças dos padrões de uso dos bens ambientais a partir do reconhecimento da situação e tomada de decisões a esse respeito.
...