A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO DEBATE DAS IDEIAS: ELEMENTOS PARA UMA EA CRÍTICA
Por: Andreza97 • 9/4/2018 • Trabalho acadêmico • 571 Palavras (3 Páginas) • 512 Visualizações
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJÁI
EDUCAÇÃO FÍSICA – LICENCIATURA
ANDREZA CRISTINA DEMÉTRIO
RUAN LUIS DUPILAR
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO DEBATE DAS IDEIAS: ELEMENTOS PARA UMA EA CRÍTICA
ITAJAÍ
2018/1
A EA como prática educativa se posiciona entre o campo ambiental e as tradições educativas, as quais vão influir diferentes orientações pedagógicas no âmbito da EA. A proposta da EA com o ambiental e o educativo se da através do mundo social.
Esse novo campo de estudo tem se mostrado altamente sensível as novas demandas e temáticas socioculturais, tornando-as objeto da pesquisa e da prática pedagógica.
A esfera educacional e os acontecimentos socioculturais tem ampliado a sua ligação diante do aumento entre o diálogo com os movimentos sociais. Não apenas com relação ao ambiente, mas também no caso da educação para a paz, a educação de gênero, a educação para os direitos humanos, etc. Essas educações têm em comum tratar de questões emergentes da vida social, utilizando a interdisciplinaridade.
- Superando uma visão ingênua de Educação Ambiental
Nos dias de hoje muito se fala sobre a crise ambiental e que é preciso fazer algo a respeito, porém os diferentes pontos de vista tornam esse fazer difícil de acontecer.
A denominação “Educação Ambiental” tem sido usada como um conjunto de palavras que tem o poder de gerir consenso entre projetos ou programas de ação, e imediatamente fará com que os educadores que fazem de boa vontade ensinar pessoas a serem mais gentis e cuidadosa com a natureza, se unam a esses projetos.
A EA está longe de ser a síntese pacificadora que acabará com os conflitos do mundo social, isso é apenas uma visão inocente de sugerir que o fato da boa intensão de respeitar a natureza, possa ser suficiente para estabelecer uma nova orientação educativa para intervir na crise ecológica.
- Elementos para uma Educação Ambiental Crítica
A construção de uma EA crítica implica a explicação de algumas posições teórica-metodológicas, a primeira dela é a respeito à visão da educação como um processo de humanização socialmente situado e a prática educativa, ela é o processo que tenta formar o humano com ser social e historicamente situado e essa prática educacional só faz sentido se pensada como o mundo em que essa pessoa vive o que é diferente da EA que trabalha não somente o indivíduo mais também trabalho o ambiente.
No Brasil uma das principais referências quanto a educação crítica é Paulo Freire que tem como objetivo formar sujeitos críticos, sócias emancipadas e autores da própria história, já a EA tenta formar o sujeito crítico ecológico capaz de identificar e problematizar as questões socioambientais e agir sobre elas.
- Ultrapassando a fronteira entre a educação formal e a não formal
A EA não está somente presente na educação formal mais também está nas práticas sociais e educativas trabalhando com diferentes pessoas de diversas idades. As práticas educacionais não formais são mais conhecidas como EA comunitária e ela tenta identificar problemas e conflitos a determinadas populações.
A EA tem sido um fator muito importante na aproximação entre a educação formal e do não formal. São muitos os trabalhos nessa área passam-se na fronteira do formal e do não formal, são trabalhos que incluem ações envolvendo alunos dentro e fora da escola, podendo propor novos conteúdos escolares ou orientações curriculares.
...