A Genética e Psicologia
Por: tuliocarneiro • 14/4/2019 • Resenha • 258 Palavras (2 Páginas) • 324 Visualizações
Inúmeros fatores genéticos influenciam no comportamento e desenvolvimento humano. Essa percepção é bem clara quando observamos os padrões de comportamento de filhos comparados aos dos pais. É sabido que esses comportamentos não são formados somente pela hereditariedade, mas também pelos fatores ambientais, os quais juntos influenciam fortemente na construção da personalidade, pensamento e relação social humana. Uma das melhores maneiras de avaliar o quanto uma característica tem de hereditária e de ambiental é estudá-la em gêmeos monozigóticos, que possuem os mesmo genes, porem que podem interagir com o ambiente de forma bastante complexa, imprevisível e mutável.
Compreender essa complexidade do comportamento humano e a influencia que a genética gera para sua construção no meio social é de fundamental importância visto que ela servirá como ferramenta para entender como os genes interagem com o ambiente na formação de traços normais e patológicos da personalidade, subsidiando a abordagem terapêutica para obtenção de uma melhor qualidade de vida para pacientes, através de medicamentos, psicoterapias e aconselhamento genético.
Indivíduos mentalmente saudáveis contribuem para formação de uma sociedade saudável, e a psicologia neste contexto exerce um importante papel, visto que atualmente as doenças mentais ocupam o topo das causas que interferem diretamente na saúde. O conhecimento da genética permitirá ao profissional psicólogo desempenhar um papel diferenciado e decisivo nos processos terapêuticos que envolvem patologias com protagonismo genético, além da compreensão da evolução humana através dos comportamentos produzidos pelos indivíduos e suas relações patológicas e saudáveis com o ambiente em que vivem.
...