A Zoologia Na Biologia II
Por: Fabiano Hendges • 26/1/2021 • Trabalho acadêmico • 1.583 Palavras (7 Páginas) • 218 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
- INTRODUÇÃO
No ambiente escolar, todos os profissionais têm a possibilidade de demonstrar seus conhecimentos, talentos, competências, responsabilidade e compromisso para com seu próprio trabalho, assim como, para com a proposta de trabalho coletivo na gestão. Nessa perspectiva é importante destacar que o clima e a cultura organizacional devam ser considerados fatores determinantes para que a gestão alcance as metas idealizadas à princípio, ou seja, a melhor maneira de contribuir para a formação de pessoas.
É importante que o futuro pedagogo compreender que o envolvimento da equipe escolar na organização do trabalho pedagógico, possibilita maior sustentação ao processo de ensino, aprendizagem, por conseguinte, o desenvolvimento humano. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivos: Refletir sobre o processo de gestão e ação pedagógica em espaços educativos. Reconhecer a importância do trabalho do pedagogo diante da gestão escolar e Compreender a especificidade de atuação do pedagogo em espaços educativos. Tendo como principais embasamentos teóricos dos artigos e os autores : Gestão democrática de BASTOS ; Administração de benefícios e remuneração: RH de GUIRRO e O pedagogo e seus espaços de atuação nas representações sociais de egressos do curso de pedagogia de AQUINO.
- DESENVOLVIMENTO
A compreensão sobre o conceito de gestão escolar exige o entendimento primário sobre a sua finalidade. A direção escolar, diferente da gestão atual, que era muito usada até a década de 1990,segundo Aquino (2012) “ tinha como finalidade a organização do quadro de professores, a adaptação dos horários escolares e a aplicação dos conteúdos”, somada à observação do cumprimento taxativo de normas por todo o corpo escolar que era composto exclusivamente de docentes e discentes.
De acordo com Bastos (2012), o caráter pragmático da funcionalidade da direção escolar analisava exclusivamente assuntos relacionados á didática, uma vez que, a preocupação da escola era a formação do indivíduo e nada mais que isso. Com o advento da democratização da escola, a participação da sociedade tornou o universo escolar aberto à sugestões e mudanças que tem como meta o desenvolvimento tanto da escola, quanto do aluno.
Neste ponto de acordo com BASTOS (2012),entende-se a gestão sob a seguinte ótica:
Gestão é uma expressão que ganhou corpo no contexto educacional acompanhando uma mudança de paradigma no direcionamento das questões deste campo de estudo. Em linhas gerais, caracteriza-se pelo reconhecimento da relevância da participação consciente e esclarecida das pessoas nas tomadas de decisões sobre a orientação e planejamento de seu trabalho. O conceito de gestão está associado ao fortalecimento da democratização do processo pedagógico, à participação responsável de todos nas decisões necessárias e na sua efetivação mediante um compromisso coletivo com resultados educacionais cada vez mais efetivos e significativos.
Segundo o posicionamento de Bastos, 2012, a gestão com seu caráter democrático priorizam a aplicação de normas com caráter inclusivo, visualiza a inserção de todos na tomada de decisões dentro do universo escolar e prioritariamente insere todos os envolvidos neste ambiente e com isso, busca o real cumprimento de suas metas fazendo que assim, a escola cresça e evolua em todos os sentidos.
Em linhas gerais, é possível dizer que a gestão escolar vislumbra a melhoria de todos os setores da escola, fazendo com que os que participam deste processo se enquadrem neste ambiente e participem de suas ações contribuindo diretamente para que a melhoria escolar seja efetiva.
A gestão pedagógica é o coração da instituição de ensino, o setor que estabelece uma identidade para a escola. Geralmente tem como principal ator o coordenador pedagógico. Devido ao seu trabalho, a escola conquista a clientela e faz com que as famílias confiem o preparo dos seus filhos à instituição. A gestão pedagógica organiza e planeja o sistema educacional e trabalha na elaboração e na execução de projetos pedagógicos. Por isso, o seu principal objetivo é garantir a melhoria da qualidade educacional. Em seu dia a dia, ela analisa a atual situação da instituição, estabelece metas para melhorar a qualidade do ensino, promove a qualificação do corpo docente para superar esse desafio e promove as mudanças necessárias para que a sua equipe seja capaz de ensinar mais e melhor.
De acordo com artigo publicado no site escolaWeb em 2017, gestão escolar e gestão pedagógica caminham lado a lado em uma instituição de ensino, visando o melhoramento e a ordem do ambiente escola. É com a excelência pedagógica que uma IE consegue exercer a sua função e formar cidadãos íntegros, capazes de analisar, criticar e transformar a sociedade em que vivem. Ela os orienta a desenvolver as suas habilidades e as suas competências, tornando-os aptos para atuar no mercado de trabalho e para contribuir com o progresso da comunidade. Por outro lado, é a gestão escolar ou administrativa que viabiliza esse projeto, sem a estrutura e os recursos necessários, por mais visionário que seja uma proposta pedagógica, ela se torna impraticável.
Em uma instituição de ensino o profissional formado em Pedagogia pode exercer diferentes papéis, podendo ser professor responsável pela sala de aula de instigar os alunos a aprenderem sobre diversas áreas do conhecimento, orientador pedagógico (coordenador) responsável pela gestão pedagógica, ou diretor responsável pela gestão escolar.
O gestor escolar deve sempre prezar para que os objetivos sociais da educação sejam atendidos, de modo que a escola cumpra com a sua função de formar cidadãos conscientes e profissionais capazes. Para formar cidadãos conscientes é necessário formá-los politicamente, de modo que compreendam o funcionamento do modelo democrático, seus direitos e deveres.
...