A calorimetria Aplicada no Estudo do Metabolismo.
Por: nagemt • 19/5/2016 • Trabalho acadêmico • 810 Palavras (4 Páginas) • 4.367 Visualizações
A calorimetria Aplicada no estudo do metabolismo.
INTRODUÇÃO
A calorimetria é a quantidade de energia produzida pelo nosso organismo ou seja ocorre a transferência de calor entre dois corpos podendo ser direta ou indireta (MONTEIRO, RESENDE,BRESSAN,JOSEFINA). A aplicação no estudo do metabolismo é importante para medir o consumo de energia do corpo humano e o seu gasto de energia podendo fornecer dados que ajuda no controle da dieta nutricional e na avaliação física do mesmo (Kravchychyn,Kravchychyn & Barbosa 2011).
Sendo que um dos principais métodos utilizados é a calorimetria indireta que se aplica na taxa do metabolismo basal (TMB) que é o gasto total do organismo em repouso. Podendo ocorrer mudanças dependendo das características das pessoas como por exemplo : porte físico, idade que diferencia no gasto energético de cada indivíduo.(DUTRA ET al.., 2007).
Calorimetria direta é pouca utilizada porque é de alto custo é um método mais difícil de ser adotado em clinicas não se encontra facilmente (MONTEIRO, RESENDE,JOSEFINA).
De acordo com o que está escrito na literatura pelos autores (ANJOS;SOUZA;ROSSATO 2009) a calorimetria é importante para indentificar a quantidade precisa de quanto esse individuo consumiu de calorias e qual foi o seu gasto energético se é o suficiente para as necessidades do corpo na avaliação da atividade física e eles citaram a seguinte formula explicando que o gasto energético é igual ao metatabolismo basal multiplicado pelo nível de atividade física da seguinte forma,GE= TMB.NAF.
A calorimetria direta é um método cujo local bem estruturado e grande que monitora o calor produzido pelo corpo do individuo onde o mesmo pode realizar atividades com moderação. O resultado desse método é a medida de energia que o corpo gasta na forma de calor mas não fornece dados sobre o tipo de combustível que sofre oxidação(MONTEIRO,RESENDE,BRESSA, JOSEFINA).
A calorimetria indireta é um equipamento portátil que não envolve na determinação do metabolismo basal. Seus métodos característicos são a medição do gasto energético através das trocas gasosas (SOARES ET al ; 2007).
Desenvolvimento
Segundo a literatura pesquisada no inicio do século XX , a calorimetria teve seu foco de pesquisas e estudos no metabolismo dos seres vivos importante no tratamento da obesidade e na aplicação esportiva e exercícios físicos (DURNIN,1991).
Em 1970 esse método foi de grande utilidade para auxiliar no tratamento de pacientes em estado grave sendo que a finalidade era estudar o metabolismo e nutrição dos mesmos (MULLEN,1991;LACERDA;SCHIEFENDECKER; RADOMINSKI,2006).
A calorimetria direta (CD) e a calorimetria indireta(DI) elas dão o mesmo resultado, se o individuo estiver com a temperatura do corpo em equilíbrio durante a medição (ARANTES ET al., 2003)
A diferença é que a calorimetria direta (CD) mede a quantidade de calor liberada pelo corpo, por evaporação, radiação convenção e condução já a caloria indireta a medição é feita através da energia liberada por processo oxidativo (ROSADO, BRESSAN,2002).
A calorimetria indireta é mais utilizada que a calorimetria direta devido a sua complexidade e custos(ARANTES ET al., 2003).
O calorímetro e que fornece os dados durante a fase de oxidação, utilizado na calorimetria é um aparelho composto por tubos coletores de gases, por intermédio de uma válvula uniderecional que controla a quantidade do volume de ar expirando pelo paciente de acordo com a concentração de O2( oxigênio) e do volume CO2 (gás carbônico) (RODRIGUES ET al.., 2008).
O oxigênio é importante na oxidação de nutrientes e esse método ajuda a monitorar a quantidade desse gás no nosso organismo (ROSADO; BRESSAN, 2002).
...