TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise quantitativa da composição nutricional de macroalgas marinhas da ilha de inhaca

Por:   •  27/11/2019  •  Monografia  •  11.973 Palavras (48 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 48

[pic 1][pic 2]

Escola Superior de Ciências Marinhas e Costeiras[pic 3][pic 4][pic 5]

Monografia para Obtenção do Grau de Licenciatura em Biologia Marinha

Análises quantitativas da composição nutricional (Polissacarídeos, Lípidos totais e Minerais) em Macroalgas Marinhas, mais abundantes na Ilha de Inhaca, Província de Maputo, Moçambique

Autor:

Marcelino Juvenal Rovissene

Quelimane, Abril de 2019

[pic 6]

Escola Superior de Ciências Marinhas e Costeiras[pic 7][pic 8][pic 9][pic 10]

Monografia para Obtenção do Grau de Licenciatura em Biologia Marinha

Análises quantitativas da composição nutricional (Polissacarídeos, Lípidos totais e Minerais) em Macroalgas Marinhas, mais abundantes na Ilha de Inhaca, Província de Maputo, Moçambique

Autor:

Marcelino Juvenal Rovissene

Supervisora:

Doutora Valera Dias

[pic 11]

Quelimane, Abril de 2019

Agradecimentos

Agradeço diariamente a Deus por me encobrir de bênçãos me dando uma família e amigos maravilhosos, que a estes me motiva a seguir em frente, pois sem Ele nada seria possivel.

A toda minha familia pelo apoio, força, incentivo, que me deu ao longo do percurso dos estudos e da elaboração deste trabalho. Aos meus avôs e tios pelo amor, paciência e apoio incondicional nos momentos difíceis, de desânimo е cansaço. Aos meus irmãos e primos que nоs momentos dе minha ausência dedicados ао estudo superior, sеmprе fizeram-me entender qυе não há sucessos sem sacrificios e que o futuro é preparado a partir de muita determinação e dedicação no presente.

A Escola Superior de Ciências Marinhas e Costeiras Pela formação, por me ter proporcionado a obtenção dos conhecimentos na área das Ciências Marinhas e a aquisição das competências necessárias para a realização e concretização deste trabalho.

À minha supervisora PhD. Valera Dias pelo apoio incondicional, pela sua constante orientação e preocupação em transmitir conhecimentos, pela sua simpatia, boa disposição e empenho com que me ajudou na elaboração e conclusão deste trabalho de culminação do curso.

A equipe em geral da Estação de Biologia Marítma da Ilha de Inhaca e especialmente, ao dr. Gabriel Albano chefe da estação e o Sérgio Mapanga técnico do campo pela permissão e ajuda na recolha e identificação das algas.

Ao Departamento de Ciências Biológicas e ao Departamento de Química da UEM campus pela cedência dos laboratórios, equipamentos usados e assistência técnica para a realização de todo o trabalho prático.

A todos docentes e Estudantes da Escola Superior de Ciências Marinhas e Costeiras que contribuiram na minha formação e na realização deste trabalho.

A todos meus colegas, em especial Ali,Simango, Abdul, Sérgio, José, Mugadui, Clásia, Augusta, Guilcia, Calmira, Nádia, Olga, Benelves, Etelvino, Nico, Amós, Virgilio, Fernando, Resito, Rodrigues. Aos meus Amigos, em especial Milote, Maria Bianca, Nélio, Ivete, Irene, Satar, jamal, Vánia, Semp Paulo, Fernando, Isac, Luis.

À todos não mencionados que direta ou indiretamente fizeram parte dа minha formação, о mеu muito obrigado.

Declaração de honra

Declaro que esta monografia nunca foi apresentada para obtenção de qualquer grau e que ela constitui o resultado do meu labor individual. Esta monografia é apresentada em cumprimento parcial dos requisitos de obtenção do grau de Licenciatura em Biologia Marinha, da Universidade Eduardo Mondlane.

Quelimane, Abril de 2019

------------------------------------------------------------------

(Marcelino Juvenal Rovissene)

Dedicatória

Dedico este trabalho, primeiramente, a Deus, pоr tеr mе dado saúde е força pаrа superar аs dificuldades. Aos meus pais Juvenal Rovissene e Cristina Chiponde (in memoriam), que infelizmente não esta presente neste momento tão importante da minha vida, que já se foram, mas continua sendo minha maior força e inspiração na vida.

Resumo

O presente trabalho teve como objectivo principal analisar a composição nutricional (Polissacarídeos, Lípidos totais e Minerais) em Macroalgas Marinhas recolhidas na Ilha de Inhaca. Província de Maputo. A escolha foi feita, utilizando-se os seguintes critérios: abundância da alga, facilidade de obtenção, e não ter sido uma espécie que teve seus polissacarídeos, lípidos totais e Minerais estudados para a determinação dos seus teores, foram identificadas recorrendo a chave de identificação taxonômica, e comparadas as macroalgas que estão no herbário da Estação de Biologia Marinha de Inhaca. Para a quantificação de polissacarídeos usou-se o método de Dubois et al. (1956), na determinação de lípidos totais foi feita a extração a quente com solvente pelo método de Soxhlet e para a determinação de minerais usou se o método de varrimento de fluorescência de raios-X (Energy Dispersive X-ray Fluorescence, EDXRF, Shimadzu 7000, Japan). Os resultados obtidos indicaram que na determinação de polissacarídeos o grupo das Rhodophytas é o grupo que apresentou maior teor de polissacarídeos, na determinação de lípidos totais e minerais o grupo da Chorophytas é que apresentou maior rendimento. O teor em polissacarídeos das Chlorophytas foi mais elevado na macroalga Ulva rigida com (32±0.13%), no grupo das Phaeophytas foi possivel verificar que a macroalga Sarganssum muticum com um valor de (39±0.09%) teve maior teor, nas Rhodophytas a macroalga Amphiroa anceps com (39±0.06%) teve o teor mais elevados. Nos lípidos totais, o valor mais elevado obtido nas Chlorophytas foi de (9.16±0.09%) para a Condium compendium, para a determinação do teor nas Phaeophytas o Sarganssum muticum teve maior rendimento com (6.07±0.5%), nas Rhodophytas Liagora ceranoides com uma percentagem de (5.59±0.5%) foi a macroalga com maior rendimento. Nos minerais o elevado teor de cálcio foi de liagora divaricarta com cerca de 91.8%, o cloro foi de 69.2% na macroalga Codium prostatum, na determinação do silício foi possivel atingir o teor de 35.7% na macroalga Chamaedoris delphinii, no potássio 19.1% na Laurencia natalum, no enxofre a maior concentração foi observada na Pseudocodium divriesci com 12.7% e a macroalga que atigiu elevado teor de ferro foi Chamaedoris delphini com 4.7%. Com os resultados obtidos conclui-se que as macroalgas da Ilha de Inhaca tem o valor nutricional significativo que podem ser usadas na alimentação natural, nas indústrias alimentares, farmacêuticas ou cosméticas para desenvolver compostos com atividade biológicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (89.2 Kb)   pdf (976.8 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 47 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com