As Pamapas Estudo Sobre o Bioma
Por: Sarah Matos • 22/11/2021 • Seminário • 680 Palavras (3 Páginas) • 159 Visualizações
Principais características abióticas:
Terras baixas e predominantemente planas, com colinas arredondadas e "coxilhas" cobertas de plantas herbáceas, área com campos temperados, capões de mata, mata ciliares, afloramentos rochosos, e florestas de Araucária. Solo rico em minerais, propício para plantio. Contém a maior parte do aquífero Guarani. Sua temperatura varia entre 10ºC e 14ºC no inverno já no verão fica entre 20ºC e 23ºC, umidade relativamente alta no verão e baixa no inverno. As estações do ano são bem definidas.
Principais fatores de degradação humana:
A progressiva introdução e expansão das monoculturas e das pastagens com espécies exóticas têm levado a uma rápida degradação e descaracterização das paisagens naturais do Pampa. Estimativas de perda de hábitat dão conta de que em 2002 restavam 41,32% e em 2008 restavam apenas 36,03% da vegetação nativa do bioma Pampa (CSR/IBAMA, 2010).
3 organismos dos pampas
Vertebrado – Marmota dos pampas (Ctenomys minutus)
[pic 1]
Invertebrado - Formigueira-das-canelas (Theope thestias)
[pic 2]
Vegetal – Pau-ferro-do-Sul (Myracrodruon balansae)
[pic 3]
Características:
Marmota-dos -pampas:
São animais que vivem embaixo da terra, cavando galerias subterrâneas que podem atingir até 15 metros de comprimento. O hábito de cavar buracos explica suas unhas e musculatura bem desenvolvidas. Esses roedores gostam principalmente de locais arenosos, como as dunas. Sua alimentação é adaptada basicamente de gramíneas e raízes de algumas plantas características do seu habitat. São animais que gostam de viver sozinhos e, quando se sentem ameaçados, os machos emitem um som característico.
Formigueira-das-canelas:
Espécie de borboleta (Riodinidae) que vive em simbiose com formigas. As fêmeas depositam seus ovos nas folhas de algumas espécies de canela dos gêneros Nectandra, Ocotea e Persea (Lauraceae). Após cerca de 5 dias, eclode uma pequena lagarta (~2 mm) que realiza cinco mudas e alcança até 2 cm de comprimento. A lagarta se alimenta apenas da superfície da folha, deixando vestígios na forma de manchas de coloração amarronzada nas folhas. As lagartas são bastante camufladas, com coloração esverdeada igual a folha e uma faixa dorsal de um tom mais claro. As lagartas estabelecem simbiose com formigas ao atraí-las com uma combinação de sinais químicos e sonoros. Além disso sua principal adaptação ao ambiente é a produção de secreções açucaradas pela lagarta, que servem de alimento para as formigas. Supostamente a presença de formigas perto da lagarta aumenta sua probabilidade de sobrevivência, pois atuariam como guarda-costas contra inimigos naturais. Ocorre ao longo de todo o ano, os adultos são raramente observados.
Pau-ferro-do-Sul:
Espécie arbórea (árvore), de caráter semi-decidual, atingem dimensões próximas a 25m de altura e 130 cm de DAP (diâmetro à altura do peito, medidas a 1,30 m do solo), na idade adulta. Possui tronco reto a levemente tortuoso, com sapopemas na base. O fuste mede até 8m de comprimento, atingindo excepcionalmente até 15m de altura. Sua ramificação é racemosa ou dicotômica. A copa é rala e irregular. Sua principal adaptação é a preferência por locais com alta umidade.
Associação de estados de conservação:
...