Ciclos bioquímicos
Por: LETICIACAS • 28/8/2015 • Seminário • 1.023 Palavras (5 Páginas) • 338 Visualizações
- Ciclo do Carbono
As atividades antrópicas é outra forma de devolver o carbono para a atmosfera sendo a queima de combustíveis fosseis em veículos, industrias e queimas de florestas, os principais agentes. Esses mecanismos aumentam potencialmente a quantidade de tal elemento no ambiente causando além do efeito estufa, um desequilíbrio de ecossistema tanto em âmbito regional como global.
- Efeito estufa
O efeito estufa é um processo natural para manter o equilíbrio térmico do planeta e possibilitando a sobrevivência das formas de vida. Esse mecanismo é potencializado no uso de florestas e terras, agricultura, geração de energia, atividades industriais e tratamento de resíduos. Tais atividades geram gases que dificultam ou impedem a dispersão da radiação solar para o espaço, segurando esse calor na Terra e provocando o aquecimento global. Os principais gases causadores desses efeitos são : dióxido de carbono, gás metano, oxido nitroso, perfluorcarbonetos, hexafluoreto de enxofre e hidrofluorcarbonetos. A figura X a seguir demostra o processo descrito.
Figura X : Processo do efeito estufa
[pic 1]
Fonte : http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/12644/zip/Intervencao%20humana%20no%20ciclo%20do%20carbono/Intervencao_humana_no_ciclo_do_carbono.htm
As principais consequências do efeito estufa no ambiente pode ser observado rapidamente pelo derretimento das calotas polares, resultado do aumento da temperatura global, causando um aumento da quantidade de agua nos oceanos que futuramente provocara uma alagamento das cidades litorâneas. Outra efeito evidente é o desequilíbrio de ecossistemas, que é comprovado pelo o desaparecimento de diversas espécies, tanto vegetais quando animais.
- Sequestro de Carbono
A preocupação ambiental crescente foi determinante para que em 1997, na Conferencia sobre o Clima da Organização das Nações Unidas se concretizasse o Protocolo de Kyoto, visando a compensação de emissões entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. Um método para isso é o sequestro de carbono, com a finalidade de retirar da atmosfera o gás carbônico resultante de atividades industriais.
O modo mais utilizado para essa retenção é através de florestas, que em sua fase de crescimento absorve o carbono da atmosfera e o estoca em si. No processo de fotossíntese, esse carbono é sintetizado junto com a água e é transformado em celulose, elemento essencial na estrutura física da planta. Esse processo natural é capaz de absorver 150 a 200 toneladas de carbono em apenas um hectare de plantação, por isso é considerado um método funcional e o primeiro a ser implantado.
Com o avanço da tecnologia, atualmente há o Sequestro Geológico de Carbono, um meio de devolver o carbono para o subsolo. Esse método foi desenvolvido para que o gás, produto de atividades industriais, seja captado e introduzido no solo. Primeiramente os gases de exaustão passam por um sistema de filtros para serem separados, e o gás carbônico é coletado e comprimido. Apos a compressão adequada, pode-se realizar o transporte para o reservatório geológico, sendo estes altamente eficazes para aprisionar fluidos em profundidade, resistindo a eventuais catástrofes naturais e permanecem intactos caso o homem não deseje traze-los para a superfície.
O gás pode ser injetado em três diferentes tipos de reservatórios geológicos: campos de petróleo maduros, aquíferos salinos e camadas de carvão. Nos poços maduros, a onde há pouca ou nenhuma produção de petróleo , introduz-se o gás. Esse procedimento já é utilizado pelas petrolíferas para que, por intermédio da pressão, ocorra um potencial aumento na extração de petróleo. Os aquíferos salinos são grandes manto de agua salobra no subsolo, essas aguas não são apropriadas para consumo dessa forma torna-se uma alternativa para que seja estocado o carbono. Nas reservas de carvão, quando se injeta o carbono ocorre no processo a liberação de gás natural, sendo esse uma fonte lucrativa e uma ótima forma de armazenamento.
- Ciclo do Nitrogênio
O homem ao eliminar o nitrogênio através de industrias, veículos automotores , queima de combustíveis fosseis e fertilizantes que ao entrar em contato com o gás oxigênio, formam óxidos de nitrogênio, sendo este um composto extremamente toxico tanto para o organismo humano quanto para o meio em que esta em contato.
- Ciclo da Agua
As principais atividades antrópicas interferentes no ciclo da agua é o desmatamento de florestas e a pavimentação do solo, sendo este o responsável pela sua impermeabilização, causando enchentes nos cursos d’agua que passam pelas regiões urbanas.
...