Coloração Gram
Por: monis • 16/9/2015 • Relatório de pesquisa • 262 Palavras (2 Páginas) • 337 Visualizações
A técnica de gram ou coloração gram é uma técnica de coloração de preparações de amostras para observação ao microscópio, utilizada para corar diferencialmente, microrganismos com base na composição química e integridade de sua parede celular, facilitando a observação morfológica das próprias células.
Tal método se deve ao médico dinamarquês Hans Christian Joachim Gram, em 1884. Está técnica teve por objetivos determinar e interpretar o mecanismo de reação de Gram, como um método de coloração diferencial.
Com está técnica torna-se possível distinguir entre bactérias Gram-positivas (gram +) e Gram-negativas (gram -), consoante a cor final que as células tornam. Está coloração é um dos critérios fundamentais usados em taxonomia bacteriana, pois esta diferença de comportamento é atribuída à diferença na composição de parede celular.
Finalidade da Coloração de Gram
A coloração de gram consiste, basicamente, em tratar bactérias sucessivamente, com um corante primário, o cristal violeta, seguindo de tratamento com um fixador, o lugol. O cristal violeta e o lugol penetrem tanto nas bactérias gram-positivas quanto nas gram-negativas. O tratamento com etanol-acetona é a etapa diferencial. O solvente dissolve a porção lipídica das membranas externas das bactérias gram-negativas e o complexo cristal violeta é removido, descorando as células. O tratamento com fucsina não altera a cor roxa das gram-positivas, ao passo que as gram-negativas descoradas pelo álcool tornam-se avermelhadas.
...