TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento o Ocitário e Embrionário e Efeitos das Biotécnicas Reprodutivas

Por:   •  14/10/2018  •  Seminário  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 2

Desenvolvimento oocitário e embrionário e efeitos das biotécnicas reprodutivas

Prof. Pós-Doutor Felipe Perecin – FZEA/USP

A formação de um embrião depende dos processos envolvidos no desenvolvimento dos gametas (oócito e espermatozoide), sendo o desenvolvimento oocitário o mais estudado. Tal processo está diretamente relacionado à comunicação entre oócito e as células ao seu redor, que acontece através de “canais” comunicantes chamados zonas tranzonais. Por meio disso o oócito recebe micromoléculas importantes do meio externo para o meio interno.

O objetivo do trabalho foi avaliar os efeitos que as biotécnicas de reprodução (fecundação in vitro ou inseminação artificial) tem sobre a formação oocitária e embrionária comparando oócitos maturados in vitro e in vivo.

Para realizar a fecundação in vitro é retirado o oócito da fêmea e o esperma do macho, e a junção de ambos acontece em laboratório com ambiente e condições controladas. Assim sendo, perdem-se as células do entorno do oócito, não há formação de zonas tranzonais e o oócito não recebe os nutrientes do meio externo para que ele possa se desenvolver. Esse processo é utilizado tanto em animais (como suínos e bovinos) como em humanos, e no segundo caso o preço cobrado por isso é alto assim como o seu resultado não é garantido.

Ficou comprovado que a fecundação in vitro altera os oócitos pela falta de comunicação entre oócitos e células do entorno, havendo mudanças na expressão dos genes envolvidos. Foi constatado também, através da comparação entre embriões criados in vivo X in vitro X clones, que embriões in vitro tem a expressão de seus genes alterada porém os clones, ao contrário do esperado, possuem muito mais alterações que os demais.

Os resultados sugerem problemas genéticos nos embriões gerados de inseminação artificial, o que pode ameaçar a indústria de fertilização in vitro. É um setor que movimenta milhões por ano, exige técnicas sofisticadas e pessoas bem capacitadas.

Hoje com o melhoramento genético várias fazendas estão aumentando seu faturamento, seja com aumento de produção ou com venda de animais para reprodução.

Investir em pesquisa seria uma forma de buscar aumentar seu lucro tendo um melhor produto a oferecer, mas isso não é uma tarefa fácil visto os desafios que este tipo de pesquisa ainda tem no país.

Um bom treinamento dos funcionários também impacta na obtenção de resultados, na parte de pesquisa minimizando os erros dos processos, padronizando e otimizando protocolos e, após a aplicação dos resultados obtidos no manejo dos animais para que os resultados das pesquisas possam gerar os resultados esperados no campo.

Um gestor tem que saber até que ponto o investimento em pesquisa pode ser realizado sem se tornar um prejuizo, devido a falhas ou não obtenção do resultado esperado e também após a aplicação, para que o que foi aprendido possa ser usado da melhor forma na obtenção do produto final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com