ENSINO DE BIOLOGIA: O PAPEL DA ESCOLA NA CONSCIENTIZAÇÃO DE HÁBITOS SAUDÁVEIS
Por: souzamisleide • 9/1/2023 • Artigo • 1.827 Palavras (8 Páginas) • 247 Visualizações
RESUMO – O presente estudo teve como objetivo favorecer no desenvolvimento de uma vida saudável a partir do ensino de biologia no contexto do funcionamento do sistema digestório exercendo o equilíbrio do mesmo associado a uma boa alimentação.
Nessa perspectiva, a escola oportuniza o acesso a informações sobre a necessidade de desenvolvimento de hábitos saudáveis para a prevenção de doenças e cuidados com a saúde.
A aplicação da educação alimentar nas aulas de biologia no ensino médio, contribuiu na conscientização dos jovens para a promoção da saúde.
No contexto do ensino de biologia é muito importante na contribuição para a elevação dos hábitos alimentares saudáveis durante a vida escolar. É de extrema importância trabalhar a educação alimentar nas escolas, em razão que atualmente o estilo de vida se leva ao sedentarismo e ajudando com a falta de orientações nutricionais, contribui para as taxas de sobrepeso e a obesidade nos jovens.
Este trabalho executou uma abordagem sobre o que os jovens estão consumindo no seu cotidiano.
Foram promovidos palestras no âmbito escolar com profissionais da saúde, debates em sala de aula, tendo como objetivo sensibilizar e informar os benefícios de um estilo de vida saudável.
PALAVRAS-CHAVE: Hábitos saudáveis, educação alimentar, Biologia.
1 INTRODUÇÃO
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a obesidade constitui um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A obesidade está relacionada com costumes sedentários como: jogar videio game, assistir televisão, ver vídeos no celular ou computares. Isso desencadeia várias doenças, pois passam muito tempo em repouso ocasionando uma vida sedentária. É no período da adolescência que o indivíduo passa por várias mudanças, dentre elas, ocorrem mudanças físicas e comportamentais que determina pontos positivos ou negativos.
Durante essa etapa fatores ambientais, familiares e outros podem influenciar nas escolhas e nos hábitos que formarão a identidade destes indivíduos, o que os levam a desenvolver comportamentos atípicos da infância alterando as características e competências para a vida adulta (PEREIRA; PEREIRA; ANGILIS-PEREIRA, 2015).A família é responsável pela transmissão da cultura alimentar e das atividades físicas, a família é dirigente por repassar hábitos saudáveis e uma qualidade de vida. Cabe a família e a escola procurar meios de incentivo à criação de hábitos saudáveis, levando em conta que cada pessoa já possui suas preferências alimentares e que estas são muito influenciadas por fatores hereditários e genéticos (CUNHA,2014).
Segundo Silva(2019), a compreensão da biologia como estudo da vida, nos revela a essência de um equilíbrio envolvendo os padrões do funcionamento orgânico, (considerando a diversidade das espécies) e os fatores puramente físico-químicos. Por isso ela tem um papel fundamental na formação dos indivíduos pois busca aproximar os fenômenos biológicos com o corpo, além de apresentar as relações naturais e suas importâncias para manutenção da vida. Ainda, segundo Silva (2019):
De acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL,2006), o ensino de Biologia encontra-se tão distanciado da realidade que não permite que os alunos percebam o vínculo estreito existente entre o que é estudado na disciplina e o seu cotidiano.
A família é responsável pela transmissão da cultura alimentar e das atividades físicas, a família é dirigente por repassar hábitos saudáveis e uma qualidade de vida. Cabe a família e a escola procurar meios de incentivo à criação de hábitos saudáveis, levando em conta que cada pessoa já possui suas preferências alimentares e que estas são muito influenciadas por fatores hereditários e genéticos (CUNHA,2014).
O ambiente escolar é promissor para realizar os hábitos saudáveis, possibilitando a ampliação do conhecimento e desenvolvimento intelectual ajudando o aluno a conscientizar seus direitos e deveres sociais, sendo criticos no momento de fazer escolhas alimentares. Nos livros de biologia, que trata dos nutrientes e alimentos é trabalhado apenas de forma teórica e conteudista, tornando maçante, sem relevância nenhuma para os alunos. Por isso, foram utilizados as seguintes metodologias aulas expositivas, oficinas palestras, degustação. Os temas trabalhados foram alimentação saudável, pirâmide alimentar, planejamento de cardápio saudável, quantidade de óleo e sal nas preparações, construção de jogos didáticos.
Foi possibilitado aos alunos obtenção de alimentos inadequados com poucos nutrientes, excesso de carboidrato e lipídios como pastéis, coxinhas refrigerantes entre outros. Essas atividades ocorreram para que os alunos entenderem que como pode decorrer do tempo essas escolhas inadequadas pode desenvolver várias patologias. Desta forma o trabalho mostra a importância da escola no incentivo a prática da alimentação saudável e que os alunos orientes seus familiares para terem hábitos saudáveis.
Com o objetivo de avaliar hábitos alimentares dos jovens das aulas de biologia, um questionário foi elaborado para avaliação de hábitos alimentares dos jovens. Por meio dos resultados dos questionários foi possível identificar os hábitos alimentares. Após os resultados prévios foi executado avaliações antropométricas de Índice de Massa Corpórea (IMC).
Portanto, para o aprofundamento dessa pesquisa realizamos pesquisa bibliográfica abordando assuntos relevantes sobre os hábitos alimentares.
Cabe salientar que, a proposta de trabalho traçado só irar dar resultados significativos, quando educador e educando estiverem dispostos a ensinar/aprender.
Portanto, a educação é um instrumento eficaz, na conscientização em relação aos hábitos alimentares dos alunos, a fim de auxiliar e prevenir dos problemas que possivelmente podem causar nos alunos.
2 DESENVOLVIMENTO
O presente estudo iniciou com uma pesquisa bibliográfica, na construção afetiva de uma investigação, procurando conscientizar os jovens a terem uma alimentação saudável e adequada para a idade deles.
O projeto foi desenvolvido com os alunos do turno da noite, da Escola Educação Básica Santa Catarina, rede pública do Estado na cidade de São Francisco do Sul entre os meses de Julho e Outubro de 2022. A turma, formada por cerca de 30 estudantes frequentadores, do 1° ano do Ensino Médio, foi subdividida em 5 grupos, para que cada um ficasse responsável por um subtema
...