Humanização no Atendimento Pediatrico
Por: Mercia Rejane • 26/3/2021 • Trabalho acadêmico • 2.379 Palavras (10 Páginas) • 696 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
RONDONÓPOLIS
2020
PAULA LORRAYNE GOMES MIRANDA
ASSISTÊNCIA HUMANIZADA EM PEDIATRIA
Projeto apresentado ao Curso de Enfermagem da Instituição Universidade de Cuiabá- UNIC
Orientador: Ana Paula
RONDONÓPOLIS
2020
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 O PROBLEMA 6
2 OBJETIVOS 6
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO 6
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 6
3 JUSTIFICATIVA 7
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 8
5 METODOLOGIA 16
6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 17
REFERÊNCIAS 19
1 INTRODUÇÃO
A assistência humanizada em pediatria evidencia-se pela ambiência, acolhimento e cuidados com olhar holistico aos quais se mostram como um pilar para a humanização da unidade pediátrica, trabalhando sensivelmente e humanamente na reconstrução do processo de produção de saúde. Geralmente as crianças ficam com receio ao adentrarem na unidade pediatra, mesmo porque não compreendem a extensão de sua enfermidade, e ainda não possuem maturidade o suficiente para entender a necessidade da hospitalização, levando a um desconforto e medo diante dos profissionais de saúde, diante disso algumas se tornam agressivas, chorosas e entre outras emoções negativas que despertam nesse momento. Uma nova rotina se instala na vida da criança, além do mal-estar a mesma está fora da escola, amigos, familiares e do seu lar, essa experiência contribui para a mesma relacione o hospital e os profissionais de saúde com uma vivência dolorosa e triste.
Acredita-se que a internação é um momento desconfortável para criança, por estar fora da sua rotina, dos amigos, das escolas e dos familiares entendo que o ambiente deve ser acolhedor e agradável aos olhos infantis, assim o ambiente tornará humanizado ao seu cliente. Sendo assim considera-se que o acolhimento em um ambiente hospitalar agradável e caracterizado se mostra extremamente importante para que ela se sinta protegida, e entenda ou tenha ao menos uma percepção menos traumática e agressiva diante do tratamento e internação, isso a levará a manifestar suas ansiedades e medos com mais facilidade e suas necessidades poderão ser melhor atendidas facilitando o processo de internação.
O cuidar no cenário infantil envolve atentar para além dos aspectos clínicos, deve-se entender que ela é um ser que embora seja apenas uma criança já teve suas próprias experiências cheias de emoções, paixões e sonhos os quais não devem ser interrompidos por um ambiente sem alegria e sem cor, ou seja, um ambiente preparado para acolhê-la atendendo as suas especificidades, assim sendo um cuidado humanizado.
1.1 O PROBLEMA
Como deve ser a atuação da enfermagem na humanização em pediatria?
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Compreender como deve ser a atuação humanizada da enfermagem nos atendimentos pediátricos.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS
- Descrever a importância do cuidado humanizado.
- Relatar as práticas lúdicas dentro da assistência humanizada infantil.
- Demonstrar a importância da humanização dentro da assistência pediátrica.
3 JUSTIFICATIVA
Humanizar a em saúde para crianças hospitalizadas demanda ouvir a opinião à criança e ao profissional, deve ter o objetivo de se construir uma cadeia de comunicação, que analise e desenvolva ações a partir da integridade princípios morais da palavra, reconhecimento reciprocidade, da responsabilidade e do respeito. Permitindo a oportunidade de se usar a empatia e criando alternativas para que ela considere de acordo com seu contexto e que seja capaz contribuir a estabelecer formas de reduzir os problemas na medida do possível.
Quando se fala de humanizar em ambiente pediátrico logo se entende que enfermagem está inteiramente ligada nesse processo e é importante que os profissionais enfermeiros tenham conhecimento do seu precioso desempenho nesse processo de humanizar esse processo de internação, bem como do apoio a família da criança, assistindo integralmente a família e desenvolver o senso de solidariedade com a mesma, proporcionando e estabelecendo um elo de confiança que trará benefícios no processo dos cuidados dispensados a criança. Além disso, é necessário aprimorar e inovar seus conhecimentos diante dos avanços dos cuidados.
Dessa forma esse estudo justifica-se diante da necessidade de trazer aos profissionais de enfermagem mais embasamento para humanizar em pediatria, propiciando tanto a criança como a família um atendimento integralizado, criando um relacionamento de confiança com a mesma facilitando assim seu atendimento e desprendendo de medos e traumas. Já que cada ser humano é um ser único e que sua elaboração de cuidados deve ser realizada de modo único e não simplesmente de acordo com sua patologia.
4. REFERENCIAL TEÓRICO
A humanização nos cuidados em pediatria é um cuidado especialmente onde deve se ter um olhar holístico importante a escuta, deve-se olhar além nos cuidados em pediatria, a equipe de enfermagem pode contribuir para a diminuição do tempo de internação da criança, deve-se entender que a internação é algo traumatizante para uma criança, a mesma está longe de sua rotina, do seu lar e exposta a procedimentos que lhe podem causar dores e medos. É importante ofertar dignidade e ternura às crianças hospitalizados, tornando a relação entre pacientes profissionais mais estreitadas proporcionando confiança a família e podendo atender essa criança com mais humanidade e respeito diante de suas dores (CERIBELLI, 2010).
...