MEIO AMBIENTE NA ESCOLA: RELATANDO EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSOERES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Por: Vinícios Lavor • 25/10/2020 • Trabalho acadêmico • 1.067 Palavras (5 Páginas) • 157 Visualizações
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID
MEIO AMBIENTE NA ESCOLA: RELATANDO EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSOERES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Maria Regiane Araujo Soares
Maria Jânia Rodrigues dos Santo
Vinicios Gonçalves Lavor Santos
1. INTRODUÇÃO
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivo, contribuir para a formação de professores e consequentemente com a educação. O PIBID tem esse objetivo, transformar, ensinar e melhorar a forma como a educação é ministrada, visando aprimorar a formação inicial de professores, possibilitando que os licenciando integrantes do programa se familiarizem com o ambiente escolar desde o primeiro ano da graduação (BURGGREVER et al., 2017).
Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade (DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO ON-LINE, 1999, p.1).
O trabalho com o meio ambiente nas escolas trás a ela a necessidade de estar preparada para trabalhar esse tema e junto aos professores, adquirir conhecimentos e informações para que possa desenvolver um bom trabalho com os alunos, mas pra isso, os professores devem buscar junto com os discentes mais informações, com o objetivo de desenvolver uma postura crítica diante da realidade ambiental e de construírem uma consciência global das questões relativas ao meio ambiente (MEDEIROS et al. 2011).
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O ambiente escolar é um dos primeiros passos para a conscientização de futuros cidadãos para com o meio ambiente, por isso a EA deve ser introduzida em todos os conteúdos de maneira interdisciplinar relacionando o ser humano com a natureza essa inserção na formação de jovens pode ser uma forma de sensibilizar os educandos para um convívio mais saudável com a natureza (MEDEIROS et al., 2011).
Neste sentido a EA é uma disciplina bem estabelecida que enfatiza a relação dos homens com o ambiente natural, as formas de conservá-lo, preservá-lo e de administrar seus recursos adequadamente (UNESCO, 2005, p. 44). Então, a educação ambiental na escola vai conscientizar os alunos da importância da conservação ambiental e da preservação das espécies.
3. METODOLOGIA
A I Semana de Meio Ambiente aconteceu na Unidade Escolar Bucar Neto (UEBN) em Floriano-PI, por dois dias e marcada por diversos momentos. Palestras de conscientização ambiental com participação de um professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) do campus de Floriano-PI, mostra de animais conduzidas pela Exposição Itinerante de História Natural da UFPI, exposição de rosas do deserto e apresentação sobre a fauna conduzidas por alunos da escola sob a supervisão dos pibidianos. Os alunos foram incentivados a produzirem todo o material, que foi exposto no pátio da escola. O evento foi proposto pelo grupo gestor e professores da escola UEBN e alunos do (PIBID) junto ao Programa Residência Pedagógica e teve como tema “Preservação da nossa cidade”.
4. DISCUSSÃO E RESULTADOS
A I Semana do Meio Ambiente da (UEBN) contou com cerca de 500 participantes, reunindo toda a comunidade escolar e demais convidados, sendo desenvolvido por alunos do ensino fundamental e médio, visando o tema Meio Ambiente.
A conscientização ambiental só será possível com percepção e entendimento do real valor do meio ambiente natural em nossas vidas. Se os seres tivessem o conhecimento desde o início das questões levantadas por nossos cientistas mundiais sobre os danos causados por ações humanas, o refreamento seria maior em proporção e maior
eficácia. Não se agravaria tanto e tão exorbitantemente esta questão a ponto de se falar em extinção da vida do planeta (ARAÚJO, 2017, p.2).
Nessa perspectiva, a Semana do
...