Microbiologia
Por: Cíntia Cavazzani • 2/12/2016 • Trabalho acadêmico • 445 Palavras (2 Páginas) • 219 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
ÍNDICE
RESUMO......................................................................................................................4
INTRODUÇÃO.............................................................................................................5
DESENVOLVIMENTO.................................................................................................6
CONCLUSÃO..............................................................................................................7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................................8
RESUMO
O gênero Listeria se trata de espécies bacterianas que são bacilares, Gram positivas, anaeróbicas facultativas, possuem flagelo e não praticam a esporulação. Elas são resistentes ao congelamento, por isso é necessário um sistema seguro nas indústrias alimentícias para evitar essas e outros tipos de bactérias.
INTRODUÇÃO
Geralmente encontrada no solo, estrume, carrapatos, vegetação, frutas, legumes, água (rios, lagos, mar), mamíferos, aves, peixes, crustáceos, moluscos, rãs, esgotos e fábricas processadoras de carnes, leites e derivados, a Listeria apresenta grande taxa de infecção (devido estudos feitos nos EUA) e mortalidade. As pessoas mais suscetíveis são: gestantes (incluindo o feto), idosos e crianças.
dESENVOLVIMENTO
Muito embora algumas espécies patogênicas desse gênero tenham causado problemas às indústrias alimentícias, graças a sua capacidade de resistência, isso tem acarretado danos a saúde humana. Hoje conhecemos 15 espécies de do gênero, entre elas as mais famosas são: L. monocytogenes, L. ivannovii, L. innocua,L seeligeri, entre outras. Conhecer mais sobre essas bactérias se torna uma atividade de extrema importância não só as indústrias alimentícias no mantimento da qualidade e segurança do produto, como aos profissionais da área da saúde, e também a população em geral.
conclusão
Caso ocorram mais de 2 casos da doença provendo de um mesmo alimento as autoridades devem ser contatadas, pois será considerada um surto (podemos citar o surto de 1981 no Canadá, ocorrido graças a ingestão de um repolho cru contaminado, também podemos citar o de 1990 na Inglaterra ocorrido após a ingestão de patê que continha a bactéria).
As pessoas com mais facilidade de contaminação devem evitar contato com animais de fazenda, ingerir comidas de fontes seguras, cozidas e, se possível, pasteurizadas e lavar vegetais devidamente.
...