Moléculas transportadores de energia ATP (Adenosina tri-fosfato ou trifosfato de adenosina)
Por: Arthur Leão • 9/4/2016 • Trabalho acadêmico • 610 Palavras (3 Páginas) • 880 Visualizações
BIOLOGIA – Clailton
Metabolismo energético
São processos biológicos na transformação de energia
Principais processos
*fermentação
*Respiração
*fotossínteses
*Quimiossíntese
Moléculas transportadores de energia
ATP (Adenosina tri-fosfato ou trifosfato de adenosina)
É uma molécula de energia dos seres vivos, porem outras moléculas podem ser usadas no transporte de energia, nesse caso são moléculas transportadores de H+ (hidrogênio) que posteriormente em reações químicas chamadas fosforilização são transformadas em ATP. Entre elas podemos citar o NAD e o FAD
Fermentação
É realizada por seres anaeróbicos facultativos (na presença de oxigênio respiram e na ausência fazem fermentação) ou anaeróbicos obrigatórios (vivem somente na ausência de oxigênio)
*Fermentação alcoólica
C6 H12 O6 – CO2 + álcool + 2ATP
EX.: pão e bebidas alcoólicas (o CO2 faz a massa do pão crescer)
*Fermentação Lática
C6 H12 06 – ácido lático + 2ATP
Obs.: A fermentação lática também ocorre nas células musculares. Na ausência de O2, essas células deixam de respirar e passam a fermentar, liberando ácido lático e causando a fadiga muscular
*Fermentação acética
C6 H12 O6 – acido acético + CO2 + 2ATP
Respiração celular aeróbica
Obs.: nos seres procariontes ocore no citoplasma pela ação das enzimas respiratórias e nos seres eucariontes ocorre no citoplasmas e nas mitocôndrias.
C6 H12 O6 – CO2 + H2O + 38ATP
3 etapas
- glicólise 2ATP
- Ciclo de Krebs 2ATP
-Cadeia respiratória 32 ou 34 ATP
Glicólise- Etapa da respiração em que ocorre a quebra da molécula de glicose em duas moléculas de ácido pirúvico. A glicólise é comum a respiração e a fermentação. A glicólise ocorre no citoplasma e possui saldo de 2ATP.
Ciclo de Krebs- ocorre na matriz mitocondrial. No ciclo de Krebs ocorre a entrada da molécula de Acetil-coA (única molécula que entra nesse ciclo) e a produção de 3NADH, 1FADH, 2CO2 E 1ATP por ciclo. Cada molécula de glicose permite a ocorrência de 2 Ciclos de Krebs
Cadeia respiratória- (fosforilização oxidativa) ocorre nas cristas mitocondriais. Nessa etapa os NADH e o FADH são transformados em ATP pela ação do oxigênio. Os ATP formados ficam armazenados no espaço intermembranoso.
OXIGÊNIO atrai NADH e FADH
NADH = 3ATP FADH = 2 ATP
Fotossíntese
Transforma luz em açúcar e libera oxigênio. Pode ser produzida por seres autótrofos ou heterótrofos. A fotossíntese pode ser realizada por seres eucariontes pela ação da clorofila ou por seres eucariontes (no interior do cloroplasto que possui clorofila)
[pic 1]
Fase clara a luz através da fotólise quebra a molécula de água, liberando O2 para a atmosfera e ATP+NADH como fonte de energia para ser usada na fase escura (OCORRE NOS TILACOIDES)
Fase escura a energia produzida na fase clara é usada é usada na fase escura no processo chamado de ciclo de calvim. Nessa fase o CO2 se une a uma molécula de 5 carbonos para produção da glicose. Na fase escura também ocorre a liberação de água (OCORRE NO ESTROMA)
...