Mulheres com Melasma
Por: Thaís Petrone • 6/5/2016 • Seminário • 818 Palavras (4 Páginas) • 401 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E IMAGEM PESSOAL
ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E IMAGEM PESSOAL
MULHERES COM MELASMA
MACAÉ
2015
Alunas:
Ana Cláudia Ferreira dos Santos Medeiros
Carolyne de Araújo Vitória Quintanilha
Thábata Florêncio Monteiro
Thais Nicolau Pertone
Victoria Damasceno C. dos Reis
ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E IMAGEM PESSOAL
Portifólio apresentado no curso de Estética
e Imagem Pessoal da UNOPAR – Universidade
Norte do Paraná, como requisito parcial para
conclusão do segundo semestre.
MACAÉ
2015
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO .................................................................................................... 4
- PESQUISA: MULHERES COM MELASMA .................................................. 5
- CONCLUSÃO ....................................................................................................... 7
INTRODUÇÃO
O presente trabalho vem demonstrar a incidência de mulheres com melasma no meio em que vivemos, assim como definir seus padrões de idade, fatores de risco, sintomas e tratamentos.
Através de um questionário, que utilizamos para entrevistar as mulheres, fizemos alguns gráficos com base nas respostas, para que a partir deles pudéssemos expressar melhor o resultado desta pesquisa.
Estes gráficos que foram apresentados de forma individual no portfólio anterior, deram resultado a esta pesquisa, comparando os resultados obtidos e criando assim, uma melhor definição dos aspectos do melasma.
PESQUISA: MULHERES COM MELASMA
Melasma é o surgimento de manchas escuras na pele, que normalmente aparecem no rosto, mas pode ocorrer em outras áreas expostas ao sol, como braços e colo. Afeta principalmente as mulheres, entre 20 e 50 anos, mas também pode ser vista em homens. Não há uma causa definida, mas muitas vezes esta condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e principalmente à exposição solar. Quando surgem gravidez, as manchas são chamadas de cloasma gravídico.
O fator desencadeante é a exposição à luz ultravioleta e mesmo a luz visível. Além dos traços hormonais e à exposição solar, a predisposição genética e hitórico familiar, também influenciam no surgimento desta doença.
Existem alguns tipos de melasma, entre eles o melasma epidérmico, que acontece quando há depósito aumentado de pigmento através da epiderme. Também temos o melasma dérmico, caracterizado pelo depósito de melanina ao redor dos vasos superficiais e profundos. E o misto, que ocorre quando se tem excesso de pigmentação na epiderme em certas áreas e na derme em outras regiões.
Começam a aparecer manchas escuras ou acastanhadas na face, principalmente nas maças do rosto, testa, nariz, lábio superiro e nas têmporas, lateral dos braços e colo. As manchas tem formatos irregulares e bem definidos, sendo geralmente simétricas. Muitas vezes as pessoas relacionam o aparecimento das manchas com o uso de cremes, procedimentos de depilação com cera, acidentes domésticos com calor ou forno, mas essas possibilidades não foram comprovadas cientificamente.
Foram entrevistados 20 mulheres com idade média de 18 a 75 anos. O fototipo a mais frequente foi o IV (50%) e o tempo de surgimento das lesões variou de cinco a dez anos. A localização centrofacial foi a mais comum (90%). Quanto ao aparecimento do melasma, 20% das mulheres relataram o surgimento durante a gestação, 80% durante exposição solar e 20% o uso de anticoncepcionais hormonais.
...