O Envelhecimento das Enzimas
Por: leticiadenez • 7/9/2018 • Trabalho acadêmico • 4.089 Palavras (17 Páginas) • 213 Visualizações
ENZIMAS – ESCURECIMENTO ENZIMÁTICO
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso Licenciatura em Ciências Biológicas) – Seminário da Prática do Módulo IV
RESUMO
As atividades práticas constituem importantes recursos metodológicos facilitadores do processo de ensino- aprendizagem em todas as disciplinas, sobretudo Ciências e Biologia. Através das atividades práticas o professor e os alunos conseguem conectar a teoria à prática.
Neste contexto o presente trabalho objetivou o desenvolvimento de atividades práticas para trabalhar o conteúdo de Bioquímica, sobre enzimas para estudantes de ensino fundamental.
O objetivo desta aula é mostrar aos alunos um exemplo de reação química enzimática, comum no dia- a- dia.
Palavras- chave: Enzimas; plano de aula; escurecimento enzimático.
- INTRODUÇÃO
As aulas práticas são capazes de abranger o conteúdo teórico e possibilitar a interação do aluno com a possibilidade dos conceitos aprendidos, tudo isso de maneira mais envolvente e dinâmica. Mas também devem apresentar versatilidade para que possam ser adaptadas e se adequarem as condições disponíveis ao docente, sendo que muitas escola possuem estruturas e recursos extremamente limitados.
Desta forma o trabalho apresenta e discute a aula pratica com os principais conceitos que a envolve de forma a proporcionar e instigar o pensamento multidisciplinar dos alunos.
Neste contexto abordaremos as enzimas, que são proteínas catalisadoras que podem aumentar a velocidade de uma reação sem alterar o produto. Apresentamos uma aula pratica sobre o grupo de enzimas polifenoloxidases, que são responsáveis pelo pardamento enzimático das frutas.
PROCESSO ENZIMÁTICO
Em uma população de moléculas, nem todas tem a mesma quantidade de energia, algumas têm um conteúdo muito pequeno, outras muito grandes, e a maioria apresenta um conteúdo médio. O conteúdo de energia das moléculas depende da temperatura em que elas se encontram. Quando se eleva a temperatura de um sistema, as moléculas, no seu conjunto, adquirem um conteúdo energético maior, mas é respeitado o mesmo padrão de distribuição de energia entre elas. Se tivermos dois conjuntos de moléculas iguais com temperaturas diferentes, as reações químicas ocorrem muito vagarosamente.
Para que as moléculas possam reagir em uma velocidade adequada, elas devem ter uma energia que lhe permita atingir um estado reativo, chamado de estado de transição.
A velocidade de reação esta diretamente relacionada com a quantidade de moléculas que atingiram este estado de transição.
Isso significa dizer que, com a elevação da temperatura, um número maior de moléculas atinge a energia necessária para reagir (atinge o estado de transição), e a velocidade da reação aumenta.
Para levar todas as moléculas de um mol de substancia até o estado de transição, necessita-se de uma quantidade de energia, em calorias, definida como energia de ativação.
...