O REFLEXO INTERSEGMENTAR DE COÇAR DOS CÃES
Por: Tisby • 13/4/2017 • Trabalho acadêmico • 404 Palavras (2 Páginas) • 3.439 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS[pic 1]
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA
NATHALIA CAROLINE ROSA
REFLEXO INTERSEGMENTAR DE COÇAR DOS CÃES
INTRODUÇÃO
Os reflexos da medula espinhal são respostas motoras estereotipadas a tipos específicos de estímulos,como o estiramento do musculo. o circuito neural que dirige a sua resposta motora é denominada arco reflexo. o arco reflexo inclui receptores sensoriais, nervos sensoriais aferentes (que carrega a informação até a medula espinhal), interneurônios da medula espinhal e motoneurônio (que fazem o músculo se contrair e relaxar).
[pic 2]
Os reflexos exteroceptivos é um tipo de reflexo intersegmentar, Eles estão relacionados com a somestesia e são riginados de receptores cutâneos geralmente ativados por pressão, dor, temperatura e tato; sendo o reflexo de coçar um exemplo clássico.
PRURIDO OU COCEIRA
A coceira (ou prurido) é definida como uma sensação desagradável que evoca o desejo de coçar, serve como um mecanismo de autoproteção contra agentes que geram danos ao organismo.[pic 3]
Ao contrário do que se pensava anteriormente (de acordo com a teoria da intensidade, o prurido não pode ser considerado simplesmente uma sub-modalidade menos intensa de dor, mas sim uma sensação individual do sistema nervoso sensorial; a coceira aguda é frequentemente induzida por agentes químicos irritantes à pele ou por picadas de insetos, os quais induzem o reflexo de coçar.
O REFLEXO DE COÇAR
Embora existam algumas semelhanças com a transmissão do estímulo doloroso, evidências atuais indicam a ocorrência de uma via sensorial especializada na transmissão do estímulo pruriginoso, que conecta o tecido cutâneo ao sistema nervoso central (SNC) .
No reflexo de coçar do cão está envolvido os neurônios sensitivo da pele, neurônio de associação que liga este segmento da medula aos nervos da pata posterior, e um neurônio motor para a musculatura da pata posterior. [pic 4]
Em um cão previamente submetido a uma secção da medula cervical para se eliminar a interferência do encéfalo, estimula-se a pele da parte dorsal do tórax puxando-se ligeiramente um pelo. Observa-se que a pata posterior do mesmo lado inicia uma série de movimentos rítmicos semelhantes aos que o animal executa quando coça, por exemplo, o local onde é picado por uma pulga.
REFERENCIA BIBLIOGRAFICAS
COSTANZO, Linda S. FISIOLOGIA. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
UFF,Universidade Federal Fluminense. ARCO REFLEXO. Disponível em
DOCPLAY. MAPEAMENTO DO CÓRTEX MOTOR. Disponível em
...