O Síndrome Wolf-Hirschhorn
Por: Rafael Milani • 15/10/2018 • Projeto de pesquisa • 1.090 Palavras (5 Páginas) • 458 Visualizações
Síndrome Wolf-Hirschhorn
Descrição
A síndrome de Wolf-Hirschhorn é uma condição que afeta muitas partes do corpo. As principais características deste distúrbio incluem uma aparência facial característica, atraso no crescimento e desenvolvimento, deficiência intelectual e convulsões.
Quase todo mundo com esse distúrbio tem características faciais distintas, incluindo uma ponte nasal ampla e plana e uma testa alta. Esta combinação é descrita como uma aparência de "capacete de guerreiro grego". Os olhos são amplamente espaçados e podem ser salientes. Outras características faciais incluem uma distância encurtada entre o nariz e o lábio superior (um filtro curto), uma boca virada para baixo, um queixo pequeno (micrognatia) e orelhas mal formadas com pequenos orifícios (pontadas) ou retalhos de pele (marcas). Além disso, os indivíduos afetados podem ter características faciais assimétricas e uma cabeça incomumente pequena (microcefalia).
Pessoas com síndrome de Wolf-Hirschhorn apresentam atraso no crescimento e desenvolvimento. O crescimento lento começa antes do nascimento e os bebês afetados tendem a ter problemas de alimentação e ganho de peso (incapacidade de progredir). Eles também têm tônus muscular fraco (hipotonia) e músculos subdesenvolvidos. Habilidades motoras como sentar, ficar em pé e andar são significativamente atrasadas. A maioria das crianças e adultos com esse transtorno também tem baixa estatura.
A deficiência intelectual varia de leve a grave em pessoas com síndrome de Wolf-Hirschhorn . Em comparação com pessoas com outras formas de deficiência intelectual, suas habilidades de socialização são fortes, enquanto a comunicação verbal e as habilidades de linguagem tendem a ser mais fracas. A maioria das crianças afetadas também tem convulsões, que podem ser resistentes ao tratamento. Convulsões tendem a desaparecer com a idade.
As características adicionais da síndrome de Wolf-Hirschhorn incluem alterações da pele, como pele seca ou malhada, anormalidades esqueléticas, como curvatura anormal da coluna vertebral ( escoliose e cifose), problemas dentários, incluindo falta de dentes, e uma abertura no céu da boca ( fenda palatina).) e / ou no lábio ( lábio leporino). A síndrome de Wolf-Hirschhorn também pode causar anormalidades nos olhos, coração, trato geniturinário e cérebro.
Uma condição chamada síndrome de Pitt-Rogers-Danks possui características que se sobrepõem às da síndrome de Wolf-Hirschhorn . Os pesquisadores agora reconhecem que essas duas condições são, na verdade, parte de uma única síndrome com sinais e sintomas variáveis.
Freqüência
A prevalência da síndrome de Wolf-Hirschhorn é estimada em 1 em 50.000 nascimentos. No entanto, isso pode ser subestimado porque é provável que alguns indivíduos afetados nunca sejam diagnosticados.
Por razões desconhecidas, a síndrome de Wolf-Hirschhorn ocorre em cerca de duas vezes mais em mulheres que homens.
Mudanças Genéticas
A síndrome de Wolf-Hirschhorn é causada por uma deleção de material genético perto do final do braço curto (p) do cromossomo 4 . Esta alteração cromossômica é às vezes escrita como 4p-. O tamanho da deleção varia entre os indivíduos afetados; estudos sugerem que deleções maiores tendem a resultar em maior incapacidade intelectual e anormalidades físicas do que deleções menores.
Os sinais e sintomas de Wolf-Hirschhorn estão relacionados à perda de múltiplos genes no braço curto do cromossomo 4 . NSD2 , LETM1 e MSX1 são os genes que são excluídos em pessoas com os sinais e sintomas típicos desse distúrbio. Esses genes desempenham papéis significativos no desenvolvimento inicial, embora muitas de suas funções específicas sejam desconhecidas. Os pesquisadores acreditam que a perda do gene NSD2 está associada a muitas das características da síndrome de Wolf-Hirschhorn , incluindo a aparência facial distinta e o atraso no desenvolvimento. Exclusão do LETM1O gene parece estar associado a convulsões ou outras atividades elétricas anormais no cérebro. A perda do gene MSX1 pode ser responsável pelas anormalidades dentárias e fenda labiale / ou paladar que são frequentemente vistos com essa condição.
Os cientistas estão trabalhando para identificar genes adicionais no final do braço curto do cromossomo 4 que contribuem para as características da síndrome de Wolf-Hirschhorn.
Padrão de herança
Entre 85 e 90 por cento de todos os casos de síndrome de Wolf-Hirschhorn não são herdados. Eles resultam de uma exclusão cromossômicaque ocorre como um evento aleatório (de novo) durante a formação de células reprodutivas (óvulos ou espermatozóides) ou no desenvolvimento embrionário inicial. Rearranjos cromossômicos mais complexostambém pode ocorrer como eventos de novo, o que pode ajudar a explicar a variabilidade nos sinais e sintomas da condição. Mudanças cromossômicas de novo ocorrem em pessoas sem história do transtorno em sua família.
...