O ciclo biogeoquímico da água
Por: rborbao • 13/6/2017 • Artigo • 350 Palavras (2 Páginas) • 359 Visualizações
O ciclo da água é a troca de água na hidrosfera, entre a atmosfera, a água do solo, águas superficiais, subterrâneas e das plantas, O ciclo da água destaca-se como o principal ciclo biogeoquímico, uma vez que essa substância é encontrada em absolutamente todos os seres vivos, participando de seus processos metabólicos. Esse processo é divido em dois ciclos: ciclo curto e ciclo longo.
No ciclo curto, a água líquida vai sofrer evaporação pela luz solar, formando vapor de água. Ao chegar às regiões mais altas e frias da atmosfera, o vapor se condensa dando origem as nuvens. Também é possível que o vapor de água se solidifique, originando pedras de gelo e a neve. Após isso, as nuvens formadas vão devolver a água na forma líquida à superfície através da chuva, granizo ou neve.
Esta água que retorna acaba não só aumentando o volume de rios e lagoas, mas também se infiltra no solo renovando os lençóis freáticos. As águas destes reservatórios sobem para a superfície através das nascentes dos rios, regulando o nível de lagos, rios, açudes entre outros.
No ciclo longo, os seres vivos participam do processo e devemos considerar as etapas anteriores também. Os seres vivos liberam água por meio da transpiração, respiração e também nas fezes, urina e em processos de decomposição. Além disso, também consomem água, seja por intermédio de raízes, pela absorção cutânea, ou ingestão. No organismo dos seres vivos, a água é utilizada em processos de síntese de substâncias orgânicas e atua como solvente e reagente de reações químicas que ocorrem em nível celular.
O ciclo biogeoquímico da água é de extrema importância para a manutenção da vida no planeta Terra. Através dele, acontece a regulação do clima, a regulação dos fluxos hidrológicos, a reciclagem de nutrientes, a diluição de efluentes e produção de energia.
Nesse ciclo, as consequências da interferência humana, por meio de atividades como o desmatamento e a impermeabilização do solo (devido à pavimentação), aceleram a evaporação e reduzem a recarga dos lençóis freáticos. A partir disso, as enchentes nos cursos d’água que cortam centros urbanos aumentam e podem trazer efeitos catastróficos à população.
...