OS DESAFIOS DOS PROFESSORES PARA O FUTURO
Por: ᄃᄂΣIƬӨП • 23/11/2021 • Dissertação • 785 Palavras (4 Páginas) • 134 Visualizações
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO LICENCIADOS - BIOLOGIA
RGM: 27117553
CLEITON ROBERTO DE ALMEIDA OLIVEIRA
DESAFIOS DOS PROFESSORES PARA O FUTURO
SÃO PAULO – SP
2021
DESAFIOS DOS PROFESSORES PARA O FUTURO
Os professores no passado eram reconhecidos por uma figura austera e engessada. Uma de suas premissas eram repassar o conhecimento de uma forma totalmente autoritária, colocando-se como superior e exigindo dos alunos obediência absoluta em todos os sentidos, desconsiderando o papel dos alunos nas práticas pedagógicas.
A sua relação com os alunos era vertical, baseada na obediência e no medo. As famílias atribuíam a ele total confiança, uma vez que era a escola, através do professor, que seus filhos realizariam o sonho dourado de mudança de status e de ascensão social (CORSINI.C, 2017). Não a nada desmotivador do que participar de uma aula com a mesma didática e sem inovação, essa aula acaba sendo desinteressante para o aluno. Em um contexto histórico a profissão do docente passou por varias transformações, tanto no âmbito social quanto no econômico, sofrendo uma series de conflitos ao longo da história. Aos poucos foram surgindo novas diretrizes para obter maiores interesses dos alunos em sala de aula, acompanhando a evolução e novos desafios na contextualização no ensino e nas práticas pedagógicas.
A partir da visão que estabelece novos desafios com a perspectiva de um avanço em novos métodos de ensino, ou seja, apontando para uma nova politica para permitir um novo modelo pedagógico com uma educação mais atrativa e de qualidade.
O ensino na visão de Freire (1996) deve ser transmitido através do aprendizado com a construção do conhecimento e dialogo, evidenciando o dialogismo entre o professor e o aluno. Com a mudança na sociedade e implantação de novas diretrizes no ensino, coloca em prática novos conceitos no desenvolvimento do ensino, possibilitando uma construção de conhecimento mais contextualizada, valorizando e estimulando os alunos. Com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) diretriz que estabelece a elaboração do currículo escolar, podemos ter a referência para definir os conteúdos pedagógicos que será aplicado em sala de aula dando mais ênfase no processo de aprendizagem. Hoje o ensino médio passa por uma constante mudança e reestruturação com a introdução de novas disciplinas e conteúdo, dando ao aluno a autonomia de escolher a qual caminho deseja desenvolver suas habilidades. O desafio dos novos itinerários formativos está previsto para ser implantado em 2022, os professores tem um novo desafio de como se adequa a esse novo processo educativo, homologado pelo MEC será implementado em todo país. O docente terá que ter um perfil mediador deixando de ser um professor transmissor de conhecimento para se colocar como um mediador, apoiando o conhecimento e contribuindo para as conexões do aprendizado. Segundo Freire (1996) o professor precisa estabelecer uma relação dialógica de ensino, a mesmo tempo que ao ensinar também pode aprender.
...