OS VALORES DE REFERÊNCIA
Por: Rodrigo Ventura • 28/11/2022 • Ensaio • 729 Palavras (3 Páginas) • 182 Visualizações
Os triglicérides ou triglicerídeos são um tipo de gordura presente no corpo que não tem uma função específica no organismo. A substância fica acumulada no corpo por conta da alimentação na forma de gordura química e pode servir como uma reserva de energia para as células quando os níveis de colesterol estão muito baixos.
Quando estão em alta quantidade oferecem vulnerabilidade cardíaca, pois podem-se acumular nas veias fazendo com que o sangue tenha dificuldades para circular de maneira adequada. É comum que quando os níveis da substância estão elevados o colesterol também esteja.
[pic 1]
VALORES DE REFERÊNCIA
Os valores de referência para pessoas adultas de 20 anos são classificados da seguinte maneira
- Normal – abaixo de 150 md/dL
- Moderado – Entre 150 a 199 mg/dL
- Alto – Entre 200 e 499 mg/dL
- Muito alto (de risco) – Maior ou igual a 500 mg/dL
A verificação deve ser feita normalmente por meio de um hemograma completo de rotina. Para realização do exame deve-se ter feito um jejum de 12 horas.
Ter triglicerídeos alto é uma das formas de conferir como está a vulnerabilidade cardíaca do paciente. Quem tem altos valores da substância acumulada pode desenvolver uma série de doenças do sistema circulatório, algumas delas de caráter fatal ou que deixam sequelas tais como:
- Acidente vascular cerebral
- Ataque cardíaco
- Aterosclerose
- pancreatite
- Esteatose hepática
- Isquemia cerebral
[pic 2]
PRINCIPAIS CAUSAS DO TRIGLICERÍDEOS ALTO
As principais causas do triglicerídeos alto são alimentação inadequada e hábitos de vida não saudáveis como sedentarismo e sobrepeso. Além das próprias escolhas do indivíduo terem relação direta com a situação de gorduras acumuladas no corpo ela possui alguns fatores de risco. São eles:
- Durante a gravidez
- Consumo excessivo de alcool
- Quem tem insuficiência renal crônica
- Obesidade
- Diabetes Mellitus
- Hipotiroidismo
- Quem faz uso frequente de corticoides
- Quem faz uso de betabloqueadores
- Quem faz uso de diuréticos artificiais
- Como efeito colateral de ciclosporina
- Como efeito colateral de isotretinoína e antirretrovirais
- Raros os casos de quem usa anticoncepcional
O aumento do triglicerídeos no sangue costuma também elevar a quantidade geral de colesterol, principalmente o LDL – colesterol de baixa densidade que acumula-se nas veias (veja aqui mais sobre). Existem casos de pessoas que tem predisposição genética para tal, e nem sempre tem problemas de peso.
Os níveis de triglicerídeos altos não caracterizam por si só uma doença, mas sim um sinal de alerta para o organismo que está mais propício ao desenvolvimento de doenças assim como perda de qualidade de vida. Afinal, quem tem acúmulo de gordura nas veias pode sentir-se mais cansado, baixa autoestima por conta do sobrepeso e até desenvolver depressão.
COMO ABAIXAR OS NÍVEIS NATURALMENTE
Antes de uma medicação específica é padrão entre os médicos a tentativa de diminuição das taxas pela mudança de hábitos, principalmente na inclusão de um cardápio mais rico e saudável.
...