PRÁTICA LABORATORIAL DE BROMATOLOGIA TITULO DA AULA: PREPARO DE SOLUÇÕES
Por: Julianall5 • 19/11/2018 • Trabalho acadêmico • 1.488 Palavras (6 Páginas) • 596 Visualizações
[pic 1]
Alislany Keslen M:27020729 Juliana Lemos M:27021096 Frederico Mota M: 27021503 Andressa Karla M:27000032 Kerolym Daiana M:27020049
PRÁTICA LABORATORIAL DE BROMATOLOGIA TITULO DA AULA: PREPARO DE SOLUÇÕES
SANTARÉM-PA
2018.2
1 INTRODUÇÃO
Uma solução é uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias, formadas pelo soluto (aquele que é dissolvido) e o solvente (aquele que dissolve). A diluição de soluções ocorre quando acrescentamos solvente (geralmente água) a alguma solução, com isso o volume da solução aumenta e sua concentração diminui, porém, a massa do soluto permanece inalterada. Principalmente em laboratórios químicos e em indústrias, esse processo é muito importante, porque o químico precisa preparar soluções com concentrações conhecidas. Além disso, em atividades experimentais são utilizadas soluções com concentrações bem baixas, assim, uma amostra da solução concentrada é diluída até a concentração desejada O cálculo de uma concentração pode ser feito da seguinte maneira: Onde os índices i e f representam, respectivamente, os valores iniciais e finais. Como o valor de mL não mudou, podemos igualar as[a] equações:
ci . vi = cf . vf
2 MATERIAS E METODOS
A aula prática de preparação de soluções foi realizada no laboratório multidisciplinar II, na universidade da Amazônia (UNAMA) Santarém-pá. Utilizando como soluto sacarose e cloreto de sódio que foi diluído em água destilada.
2.1 MATERIAS
Para esse procedimento foram utilizados equipamentos e reagentes:
Béquer
Balão volumétrico (500mL)
Funil de vidro
Proveta (100mL)
Espátula
Balança digital
Pisseta
Pipeta Pasteur ou conta-gotas
Pipeta graduada
Bastão de vidro
Vidro relógio
Sacarose
Cloreto de sódio
Água
2.2 METODOS
Diluição com cloreto de sódio (sal)
1° passo foi calcular a medida de sal necessária para[b] fazer a diluição.
Cálculo utilizado:
Cm=m/mm.v
1=m/38,5.0,5 = 29,25g
2° passo colocamos[c] o sal no béquer e levamos para pesar exatamente 29,25g.
3° passo diluímos o sal aos poucos ainda no béquer.
4°passamos um pouco da solução diluída para o balão volumétrico, e continuamos diluindo o restante do sal no béquer. Conseguimos diluir todo o sal passamos para o balão volumétrico e completamos com Água até atingirmos os 500 Ml[d] (obs: completamos ate a marca exata com a pipeta para termos mais precisão).
...