RESENHA SOBRE O VÍDEO ALÉM DO PESO
Por: Ruthe23 • 20/11/2018 • Resenha • 397 Palavras (2 Páginas) • 541 Visualizações
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Zé Doca[pic 1]
Departamento de Ensino Superior Tecnológico - DEST
Curso Tecnologia em Alimentos
Prof. Lívia Rudakoff
Introdução a Nutrição
Ruthe Lima de Moraes
Fevereiro/ 2015
Zé Doca – MA
- Introdução a Nutrição: Obesidade
A obesidade é uma questão que tem preocupado as pessoas no mundo todo, principalmente os profissionais da área de Nutrição, devido o elevado numero de pessoas acima de o peso ser muito alto (cerca de 30% da população mundial encontram-se obesos ou com sobrepeso). O mais alarmante é que os principais afetados atualmente com esse problema são as crianças que em geral ganham peso com facilidade devido a fatores como: distúrbios psicológicos, inclinação genética, hábitos alimentares errados e estilo de vida sedentário (como foi retratado no vídeo Além do Peso) estes são alguns agentes da obesidade, um problema que infelizmente só tende a aumentar.
Sendo assim elas estão mais suscetíveis a doenças como: diabetes, depressão e má formação do esqueleto, problemas cardíacos entre outras, doenças que por sua vez eram consideradas moléstias de adultos. Pessoas acima do peso são descriminadas principalmente as crianças e o mais angustiante que a maioria desses indivíduos quando tornarem adultos está propenso a continuarem obesos.
A principal causa da obesidade no Brasil e no mundo é a disponibilidade e no preço de alimentos menos saudáveis, e o modo de vida cada vez mais sedentário. Para resolver esse problema é preciso conscientizar as pessoas a obterem hábitos saudáveis, especialmente as crianças que são alvos fáceis das empresas alimentícias que estimulam o consumo excessivo de seus produtos, através de propagandas que atraem publico infantil, segundo a Associação Dietética Americana, a exposição das crianças por apenas 30 segundos aos comerciais de alimentos é capaz de influenciar suas escolhas alimentares. Podemos citar por exemplo as propagandas de refrigerante que estão presente em praticamente todos os meios de comunicação e associam seu produto a uma vida feliz e saudável. Mas sabemos que esse produto e desprovido de nutrientes e seu consumo em excesso causa sérios problemas à saúde.
Portanto deve se incentivar o consumo de alimentos saudáveis, de preferencia com baixo teor de gordura e açúcar e principalmente evitar o consumo excessivo de produtos industrializados. Deve-se também criar campanhas para abordar temas relacionados à alimentação saudável além de leis que proíbam a comercialização de alimentos nocivos, e essa cabe aos profissionais da área de alimentos, saúde e educação.
...