Relatório de PREPARAÇÃO DE MEIOS DE CULTURA BACTERIANOS
Por: Edgard Freitas • 6/5/2016 • Relatório de pesquisa • 662 Palavras (3 Páginas) • 912 Visualizações
[pic 1]
Disciplina: Microbiologia 01
Aluno: Edgard Freitas Rodrigues Neto
Biomedicina - 3º Semestre - Sede Benfica
Professor(a): Nayara Santos de Oliveira
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA – PREPARAÇÃO DE MEIOS DE CULTURA BACTERIANOS
INTRODUÇÃO
Para o estudo e identificação das bactérias é necessário isolá-las e cultivá-las, fornecendo as condições físicas e químicas para que elas se reproduzam e aumentem seu inoculo. O cultivo de bactérias é feito no meio de cultura, meio que fornece os nutrientes e condições químicas adequadas para seu crescimento, sendo que a maioria das bactérias cresce neles. Há vários tipos de meios de cultura, classificados quanto ao seu estado físico, finalidade e características. Quando uma amostra é coletada e levada ao laboratório clínico a fim de realizar sua análise microbiológica, o primeiro passo é o cultivo da amostra em um meio de cultura simples, permitindo o crescimento das bactérias presentes, denominado de cultivo simples. Após o crescimento, as bactérias da amostra são sujeitas a testes, como a coloração de Gram, e cultivos secundários em meios que promovem o isolamento e identificação da bactéria-alvo.
OBJETIVO
O objetivo da aula prática foi informar às técnicas de assepsia aos acadêmicos; os materiais e equipamentos utilizados e o preparo de um meio de cultura para micro-organismos.
METODOLOGIA – MATERIAIS E MÉTODOS
- Erlenmeyer;
- Vareta de Vidro
- Vidro de Relógio
- Béquer;
- Placas de Petri;
- Autoclave;
- Balança Analítica;
- PREPARO
Após apresentados os materiais e equipamentos, os acadêmicos prepararam um meio de cultura, existem vários, mas o preparado em aula foi o meio de cultura Ágar MacConkey para micro-organismos. E este foi feito da seguinte maneira:
1) Cada meio de cultura possui o seu método de preparar; cada método tem a sua forma de ser feito. Assim o primeiro passo que os acadêmicos tiveram que realizar, foi calcular a quantidade necessária do meio de cultura para 500 ml de água destilada.
Para descobrir, utilizamos a básica regra de três:
No rótulo do meio de cultura constava que para cada 51,4g deveria se utilizar 1000 ml de água destilada.
51,4g de Ágar MacConkey------ 1000 ml de água destilada
X g de Ágar MacConkey-------- 500 ml de água destilada
51,4 X 500 / 1000 = X: 25,7 g
Logo, para 500 ml de água destilada deveremos usar 25,7g de meio de cultura Ágar MacConkey.
2) Após descobrir a quantidade exata do meio de cultura Ágar MacConkey para 500ml; foi pesado na balança analítica 25,7g de Ágar MacConkey.
3) No Béquer foi passado o que foi pesado do meio-base e aos poucos foi-se passando para o Erlenmeyer de modo evitar formação de aglutinados do meio. Foi colocado 500 ml de água destilada e acrescentado 25,7g de meio de cultura Ágar MacConkey. Esta solução deve ser agitada, para isso utilizamos um bastão de vidro para agitar até que a solução fique totalmente diluída. A solução foi fechada com gase e algodão e vedada com papel apropriado (no caso, Papel madeira), presa com tira elástica e em seguida encaminhada ao Autoclave para esterelização.
...