Resenha de Barlow e Levis
Por: Loana Araujo • 25/11/2018 • Resenha • 293 Palavras (2 Páginas) • 194 Visualizações
Universidade do Estado de Mato Grosso
Campus de Nova Xavantina[pic 1][pic 2]
Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação
Disciplina: Conservação da Biodiversidade
Discentes: Loana Araujo Silva Souza
Docente: Dr. Ben Hur Marimon Junior
RESUMOS DE ARTIGOS
BARLOW et. al. Anthropogenic disturbance in tropical forests can double biodiversity loss from deforestation. Nature, 2016.
O artigo verificou os efeitos combinados da pertubarção e da paisagem sobre a biodiversidade em florestas primárias, comparando esses impactos com a perda de biodiversidade esperadas para áreas desmatadas. Mostrando que esses disturbios podem dobrar a perda de biodiversidade em áreas desmatadas. Além disso, existe a importância de se realizar políticas que visam não somente a redução do desmatamento, mas também que trabalham para reduzir os disturbios dentro das florestas; e diminuir a fragmentação de hábits, preservando áreas florestais maiores. Essas melhoras políticas, melhorariam a sustentabilidade das práticas florestais e agrícolas. Medidas que devem ser tomadas urgentemente para a floresta Amazônica, onde ações (ex. Desmatamento, queimada, etc.) vem aumentando muito rapidamente.
LEVIS, et. al. Persistent effects of pre-Columbian plant domestication on Amazonian forest composition. Science, 2017.
O artigo verificou se o cultivo e a domesticação de plantas causados por atividades humanas, influeciaram nos processos evolutivos e ambientais que determinam os padrões ecológicos relatados atualmente na floresta Amazônica. Seus resultados demosntram a presença de espécies domesticadas hiperdominantes dentro das áreas estudadas, devido as condições ambientais e as características do solo serem favoráveis a essas plantas. Florestas mais próximas de sitios arqueológicos e rios possuem conjunto mais ricos de espécies domesticadas. Concluiram então que a interferência humana deve um importante papel na distribuição de espécies domesticadas, que possuem valor economico e podem ajudar a conhecer a história humana na Amazônia. Assim, a esturura da floresta Amazônica é moldada pela domesticação de plantas feita por parte de sua população.
...