Síndrome do duplo Y
Por: KayqueNeves • 8/11/2015 • Seminário • 460 Palavras (2 Páginas) • 2.483 Visualizações
O que é Síndrome do Duplo Y? (47-XYY)
A síndrome do duplo Y é uma aneuploidia, quando a célula tem o material genético alterado, sendo portador de números diferentes do normal da espécie, causando a diminuição ou o aumento de número de cromossomos, onde um humano do sexo masculino recebe um cromossomo Y extra em cada célula, ficando assim como um cariótipo 47-XYY.
O cromossomo Y transporta relativamente poucos genes, os portadores da sindrome não apresentam anomalias físicas relevantes ou produz uma aparência que percebam, chamado de fenótipo discernível. Designada também como Trissomia XYY, Aneuploidia 47-XYY e Síndrome do Super-Macho.
[pic 1]
Descobrimento
A síndrome foi descoberta em 1961 por Sandberg, nos Estados Unidos da América. O primeiro paciente tinha 44 anos, inteligência não inferior a média, constituição robusta ou forte e nenhuma anomalia física. Em 1965, a síndrome dispertou interesse quado publicados os dados referentes a um estudo realizado em um manicômio criminal, por Patrícia Jacobs. De 197 com Q.I. abaixo do normal, 7 eram portadores de XYY, e de 119 doentes mentais, 2 eram portadores também.
Crescimento
Durante o primeiro ano de vida, os bebês se desenvolvem normalmente, no início da infância, alguns meninos apresentavam um crescimento acelerado. Na adolescencia, o início da puberdade, dá-se com um atraso de 6 meses em média, porém o desenvolvimento dos caracteres sexuais transcorre normalmente.
[pic 2]
Inteligência
Podem apresentar um saldo negativo de inteligência, com grande variação de Q.I. menor que nos homens XY, dificuldades de linguagem, aprendizagem e educação. 50% requer educação especial a maioria envolvendo problemas persistentes da leitura, distração e crises de fúria.
Personalidade e Aspectos Psicológicos
Infantilismo, pouco controle emocional, aumento da impulsividade, agressividade e disturbio psicológico.
Fertilidade
Regularmente, os filhos são normais.
Tratamentos
Não existe tratamento para a anomalia genética. No entanto, indivíduos portadores de 47-XYY com distúbios psicológico podem receber apoio durante o seu desenvolvimento.
Características
- Apresentam altura média de 1,80cm.
- Grande número de acne facial na adolescencia
- Anomalia nas genitalias
- Distúrbios motores e nas falas
- Aumento de agressividade, imaturidade no desenvolvimento emocional e menor inteligência verbal
- Crescimento acelerado na infância
- Q.I. abaixo do normal
- Problema no aprendizado e na leitura
- Volume cerebral reduzido
- Dentes grandes
- Orelhas mais longas que o normal
- Mãos e pés mais cumpridos
Bibliografia
www.coladaweb.com.br
www.duploy.blogspot.com.br
www.portalsaofrancisco.com.br
...