Sistema Educacional Brasileiro
Por: Catiele Freitas • 5/9/2016 • Trabalho acadêmico • 2.338 Palavras (10 Páginas) • 440 Visualizações
O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO
A ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA EDUCATIVO NO BRASIL[a][b]
[pic 1]
Catiele Freitas
Fernanda Miranda Menger
Pamella Corrêa Frazão
Rhaíssa Costa Queiroz[c]
Prof. Orientador: Giane Margarete Scarpatto Lourenço
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Ciências Biológicas (0375) – Seminário da Prática II II[d]
26/11/2015[e]
RESUMO
O sistema educativo do nosso país passou por muitas mudanças e modificações ao longo do tempo. Embora não seja possível fazer uma comparação entre conceitos e épocas, é importante ressaltar acontecimentos e pensamentos que foram fundamentais para mostrar como o Brasil construiu seu sistema educativo atual e o que foi levado em conta ao longo desse processo, pois “Desde que o homem é homem ele vive em sociedade e se desenvolve pela mediação da educação” (SAVINI,1999,p.1). Tendo [f]como base um breve histórico[g] da legislação do sistema educacional do Brasil,[h] percebendo inúmeros[i] olhares que se cruzaram nessa tragetória[j], na construção da euducação brasileira, percebemos também[k] que a educaçao evolui[l]u bastante. Historicamente, muitos direitos foram conquistados. A educação “[...] é uma fração do modo de vida dos grupos sociais que a criam e recriam, entre tantas outras invençoes de sua cultura, em sua sociedade[m]” (BRANDÃO, 2004 p.10). ). A LDB define para a educação basica, ensino fundamental e medio, sendo a carga horaria minima de oitocentas horas, distribuinda por duzendo dias letivos no minimo, sem contar o tempo reservado para exames finais. Conforme a legislação cabe os municipios a oferta na educação infantil, aos estados e municipios o ensino fundamental, e o estado o ensino medio.
Palavras-chave: Sistema Educacional,Organização, Educação;
1.INTRODUÇÃO[n]
Tornando as concepções de educação como ponto de partida para analisar o funcionamento e a organização do sistema educacional brasileiro, foi bastante importante para a educação brasileira a lei 15 de outubro de 1827 que nos trouxe varias mudanças para o ensino, lembrando que a educação é constituída pelo nível infantil, ensino médio e ensino fundamental e de acordo com o art.21 da lei nº9.394/96, a educação escolar não é apenas educação básica, também se compõe de nível superior[o]
No entanto, a escola é um espaço de aprendizagem e um conjunto de conhecimento produzido historicamente pelo homem. Sendo a escola uma instituição educacional voltada para a aprendizagem de novos saberes, onde a supervisão escolar poderá contribuir com a gestão da educação, e a escola pode acompanhar, avaliar e apoiar o projeto pedagógico, conforme Polato (2010,p.23), “ a gestão da educação exige planejamento, estabelecimento de metas, manutenção de recursos e avaliação”. É preciso estabelecer um estilo de organização escola que contemple a efetiva participação de todos os envolvidos no processo educativo,
Também não podemos apenas definir a escola como um ambiente, que apenas transmite conteúdos e informações, muitas vezes desconexos e sem sentido para os contextos sociais. Então a escola precisa ser.
Segundo Paro, (2007, p33)
[...] entendida como agência educativa, em seu sentido mais radical, tomada a educação como apropriação da cultura, e entendida esta como o conjunto de conhecimento, valores, crenças, arte, filosofia, ciências, tudo, enfim, que é produzido pelo homem em sua transcendência da natureza e que constitui como ser histórico.
Por isso que a escola deve ser um espaço democrático de convivência dos diversos saberes, preparando o educando para o exercício da cidadania, e oferecendo oportunidades de conhecimento que possibilitam o crescimento, no processo de estudos e também trabalho.
2 SISTEMA DE EUCAÇÃO.[p]
A ideia do sistema educacional, não é algo recente, falar sobre os primeiros fundamentos do sistema educacional, é como falar das primeiras escolas do Brasil, é lembrar-se [q]dos jesuítas (século XVI) que “[...] lançaram, entre perigos e provocações, os fundamentos de todo um vasto sistema de educação que se foi ampliado progressivamente com a extensão territorial do domínio Português” (AZEVEDO, 1976, p 11)
Podemos perceber que vem desde as primeiras escolas criadas o sistema educacional. Conforme Serafim Leite, na Bahia “[...] enquanto se fundava a cidade de salvador, quinze dias depois de chegarem os jesuítas, já funcionava uma escola de ler e escrever – inicio daquela sua politica de instrução[r]” (LEITE, apud AZEVEDO, 1976, p.11)
Podemos dizer que organização do sistema educacional teve inicio nesse período, tendo como principal gestor dessa organização o “[s]gênio politico de Nóbrega (AZEVEDO, 1976, p.12), conduziu com sabedoria e planejamento”.
Segundo Azevedo, (1976, p15-16)
[...] os jesuítas não estavam servindo apenas à obra de catequese, mas lançavam as bases da educação popular e, espalhando ás novas gerações a mesma, fé , a mesma língua e os mesmos costumes , começavam a forjar , na unidade espiritual, a unidade politica de uma nova pátria. [...]foi por ai, por essas escolas de ler e escrever , fixas ou ambulantes, em peregrinação pelas aldeias e sertões que deve de começar a fundamentis a sua grande politica educativa e com elas é que se inaugurou no Brasil ao mesmo tempo que na Europa, essa educação literária popular.
...