A Eletrólise
Por: Nathan Silva • 12/9/2018 • Seminário • 565 Palavras (3 Páginas) • 349 Visualizações
ELETRÓLISE
A eletrólise trata-se de uma reação provocada por um transformador, ou seja, é uma transformação artificial. É utilizada para obtenção de reações de oxidorredução e pode ser ígnea ou aquosa.
Numa experiência envolvendo uma aparelhagem apropriada para um teste de condutividade elétrica de materiais, onde é adicionado sal de cozinha no recipiente, a lâmpada não acenderá, pois o NaCl sólido não apresenta íons livres para conduzir a corrente elétrica. Faz-se necessária então a liberação dos íons Na+ e Cl- para que possam se movimentar. Pode-se resolver esse problema aquecendo o sal até seu ponto de fusão ou adicionando água, assim provocando a dissociação dos íons.
O caso da fusão é um processo denominado eletrólise ígnea, no qual ocorre passagem de corrente elétrica por meio de um composto iônico fundido.
O caso da adição de água é um processo denominado eletrólise aquosa, por haver passagem de corrente elétrica por meio de uma solução aquosa de um eletrólito.
Eletrólise ígnea
Notamos algumas ocorrências durante a passagem da corrente elétrica por meio da fusão do sal.
Observações macroscópicas:
- Nota-se que no polo positivo há formação de bolhas de gás amarelo-esverdeado e de odor incômodo.
- No pólo negativo há formação de um metal cinza que se colocado em água produz uma reação violenta.
Análise microscópica:
O gás formado no pólo positivo de coloração amarelo-esverdeado e odor incômodo é o cloro (Cl2) e o metal formado no pólo negativo e que reage violentamente à agua é o sódio (Na0). Desta forma é certo dizer que a passagem da corrente elétrica transoforma os íons Cl- do sal de cozinha em moléculas de Cl2 e os íons Na+ em sódio metálico, Na0.
Como a eletrólise é uma reação de oxidorredução, os elétrons cedidos do lado positivo devem ser equivalentes à quantidade de elétrons recebidos no lado negativo.
As pilhas e a eletrólise são fenômenos inversos, visto que observamos que a eletrólise é uma reação produzida por corrente elétrica enquanto uma pilha produz corrente elétrica por meio de uma reação química.
Em ambos os casos ânodo e cátodo são eletrodos nos quais ocorrem oxidação e redução respectivamente, porém há diferença nos sinais dos pólos, sendo opostos uma vez que são fenônmenos opostos. Logo:
Na pilha: Redução = cátodo = pólo +
Oxidação = ânodo = pólo -
Na eletrólise: Redução = cátodo = pólo -
Oxidação = ânodo = pólo +
Eletrólise aquosa com eletrodos inertes
É uma reação química ocorrida devido a passagem de corrente elétrica por meio de uma solução aquosa de um eletrólito. É chamado de eletrodo inerte aquele em que o mesmo não influencia diretamente na reação, como a platina numa aparelhagem experimental e o grafite.
A tabela a seguir demonstra alguns resultados advindos de eletrólise aquosa:
...