A TECNOLOGIA EM PROCESSOS QUÍMICOS
Por: Wagner B. C.Lins Júnior Júnior • 9/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.531 Palavras (11 Páginas) • 439 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO
CAMPUS ITUIUTABA
CURSO TECNOLOGIA EM PROCESSOS QUÍMICOS
EXPERIMENTO Nº 01 – CARBOIDRATOS
Disciplina: Bioquímica
Professora: Dra. Júnia de Oliveira Costa
Data do experimento: 04/03/2015 Data da entrega: 25/03/2015
Componentes do grupo | Matrícula | Nota |
Daniela Queiroz Cunha Souto | 12229445618-1 | |
Mateus da Costa Silva | 10710947690-1 | |
Wagner B. Correia Lins Júnior | 05479727680-1 |
Ituiutaba – MG
1º Semestre/2015
DANIELA QUEIROZ CUNHA SOUTO
MATEUS DA COSTA SILVA
WAGNER BARTOLOMEU CORREIA LINS JÚNIOR
EXPERIMENTO Nº 01 – CARBOIDRATOS
Relatório apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Ituiutaba, como processo de aprendizagem e avaliação da disciplina Bioquímica, no curso de Tecnologia em Processos Químicos.
Orientadora: Prof. Dra. Júnia de Oliveira Costa
Ituiutaba – MG
1º Semestre/2015
1 INTRODUÇÃO
Os carboidratos são biomoléculas que se caracterizam por serem, juntamente com as proteínas e os lipídios, um dos maiores constituintes orgânicos de quase a totalidade dos tecidos vivos, tanto vegetais como animais. Eles se destinam principalmente como fonte de energia para todos os organismos nos quais se encontram e, em muitos são também os principais componentes de suporte. Nos vegetais, os glicídios se destacam por serem os compostos que se encontram em maior quantidade.
Os carboidratos são compostos que, em geral, apresentam a fórmula empírica (CH2O)n. São poliidroxialdeídos ou poliidroxicetonas, ou substâncias que, quando hidrolisadas, liberam estes compostos. Carboidratos com sabor doce, como sacarose, glicose e frutose, comuns na alimentação humana, são chamados açúcares.
Podem ser classificados em monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos. Os carboidratos mais abundantes da dieta dos seres humanos são amido, sacarose, lactose e celulose.
As funções dos carboidratos ou glicídios, são bastante diversificadas, incluindo a sustentação (celulose), a reserva (glicogênio), além de poderem eles estar ligados a lipídios e proteínas, formando os glicolipídios e glicoproteínas, componentes de membranas.
Os glicídios também conhecidos como açúcares, carboidratos ou hidratos de carbono, são substâncias orgânicas constituídas fundamentalmente por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Quando se fala em açúcar lembramos imediatamente do sabor doce, mas nem todos os glicídios são adocicados. Por isso, os cientistas preferem usar o termo glicídio em lugar de açúcar, para evitarem mal entendidos.
2 OBJETIVOS
Testar a solubilidade dos carboidratos e identificar as substâncias através de análises baseadas em reagentes como Molisch, fenol-sulfúrico, seliwanoff, lugol, Benedict, utilizados em laboratório.
3 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
3.1 MATERIAIS UTILIZADOS
- Água destilada;
- Etanol;
- Tubos de ensaio;
- Acetona;
- Glicose (2%);
- Sacarose (2%);
- Amido (2%);
- Glicose (2%);
- Reagente de Molisch;
- Ácido sulfúrico (H2SO4) concentrado;
- Fenol (5%);
- HCl (70%);
- Reagente de Seliwanoff (resorcinol 0,5% em etanol 95%);
- Solução de frutose (cetose) a 2%;
- Solução de glicose (aldose) a 2%;
- Reagente de Lugol;
- Maltose (2%);
- Reagente de Benedict;
- Banho-maria;
- Espátula;
- Bico de bunsen;
- Pipeta graduada;
- Pipetador de borracha;
- Pincel marcador de vidraria;
3.2 – PROCEDIMENTOS
3.2.1 – Determinação da solubilidade dos carboidratos
Testou-se a solubilidade dos carboidratos em água, álcool e acetona. Preparou-se 3 tubos de ensaio e colocou-se em cada um deles uma pitada de glicose sólida. Agitou-se os tubos e anotou-se a solubilidade.
3.2.2 – Determinação qualitativa dos glicídios (identificação)
3.2.2.1 – Reação de Molisch
A reação de Molisch é usada para investigar glicídios em geral, e mesmo que combinados com outras substâncias podem também dar reação positiva. De um modo geral serve como teste de triagem, se negativo não é glicídio, se for positivo realizam-se as reações complementares para caracterizar se é um glicídio ou não.
Preparou-se 4 tubos de ensaio contendo cada um, 1mL de glicose 2%, 1mL de sacarose 2%, 1mL de amido 2% e finalmente 1mL de H2O (branco). Adicionou-se a cada tubo 5 gotas de reagente de Molisch (este reativo é composto de naftol 5% em etanol). Posteriormente, derramou-se vagarosamente 2mL de ácido sulfúrico concentrado (H2SO4) pela parede de cada tubo. E para finalizar observou-se a zona corada (anel violáceo) resultante entre as duas camadas a qual se acentua com o esfriamento.
...