Bioenergética
Por: acklesanity • 24/4/2015 • Resenha • 400 Palavras (2 Páginas) • 624 Visualizações
A bioenergética é um conjunto das bases de como se obtém energia para fazer contração muscular (fazer o exercício).
Nós temos, os seres humanos, dentro da célula muscular, três formas de conseguir ATP para trabalhar constantemente, ou seja, durante o exercício físico não pode faltar ATP, se faltar a pessoa vai travar. Então o fornecimento de ATP tem que ser constante.
A primeira fonte de energia que o músculo (a célula vai usar para pegar ATP) utiliza é a fosfocreatina (ATP-CP). Ela é uma molécula de creatina ligada ao fosforo, e tem que realizar a quebra para liberar a energia. A creatina é reconstituída, ela pega de novo um outro fósforo e volta a ser fosfocreatina. É utilizado um fosfato para uma ligação. Essa energia é importante porém limitada e pequena, quando comparada as outras fontes. Mas ela é importante porque nossas células musculares tem uma reserva de fosfocreatina para o movimento imediato (movimento repetido, para o início da mobilidade física).
Depois que a fosfocreatina começou a ser usada, a glicose começa a subir na produção energética (ocorre a quebra da glicose para conseguir ATP). A fosfocreatina é usada de 5 à 7 segundos de atividade física. Então são para atividades rápidas e curtas, é estipulada de 0 à 10 segundos. Se a pessoa for fazer algo que vai levar de 10 segundos à 3 minutos, em uma prova, ela vai voar de fonte energética, então vai usar a fosfocreatina e, na sequencia, já vai começar a usar glicose).
Então esse mecanismo é a glicólise anaeróbica (não precisa de oxigênio para acontecer) e ocorre no citoplasma. Ela produz energia e dura mais ou menos uns 3/4 minutos.
Se depois desse tempo, você continua em atividade física, a célula percebe que você está realizando glicólise anaeróbica e que não está parando a atividade, então automaticamente ela começa a ativar os mecanismos mitocondriais (mecanismo oxidativo). Esse mecanismo depende do oxigênio para acontecer. Essa fase oxidativa produz mais energia do que as outras fases e é por isso que ela é a principal via escolhida para se manter no exercício físico. Começa fazendo glicólise oxidativa.
Depois de algum tempo (não definido porque depende do metabolismo de cada pessoa e o quanto essa pessoa é sedentária - demora mais para usar as gorduras também como forma oxidativa), então além da glicose, a pessoa começa a usar gorduras que também é oxidativa. Então ela está fazendo glicose e B-oxidação.
...