Microbiologia
Por: paolapp • 12/6/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.257 Palavras (6 Páginas) • 570 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE – UNIBH
Biomedicina
Fundamentos de microbiologia
UBIQUIDADE DOS MICRORGANISMOS
Paola pinheiro
Tainara Silva
Tereza Cristina
Belo Horizonte
2014
Paola pinheiro
Tainara Silva
Tereza Cristina
UBIQUIDADE DOS MICRORGANISMOS
Relatório de fundamentos de microbiologia realizado pelos graduandos de Biomedicina BIO2N-ESA, orientados pela professora Carla Pataro.
Belo Horizonte
2014
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”
(Paulo Freire)
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 METODOLOGIA 6
3 RESULTADOS 6
4 DISCUSSÃO 7
5 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Os microrganismos são seres ubíquos habitando em uma diversidade de ambientes, tanto na superfície, como no mar e subsolo, desempenhando papéis biológicos importantes para a natureza.
Eles são organismos unicelulares de dimensões microscópicas que podem ser encontrados como células únicas, cadeias ou massas. São capazes de realizar seus processos vitais de crescimento, geração de energia e reprodução, sem depender de outras células.
Suas principais características de ubiquidade são: seu tamanho reduzido que permite uma grande capacidade de dispersão; variabilidade e flexibilidade metabólica, que permite sua adaptação e tolerância às condições ambientais desfavoráveis; e sua grande capacidade de transferência horizontal de genes, que lhes permite recombinar e coletar caracteres positivos e persistir durante um longo tempo adaptando-se às condições ambientais instáveis.
Metabolicamente, temos os mais variados tipos, desde aqueles com vias metabólicas semelhantes ao dos eucariotos, até outros que são capazes de produzir ácido sulfúrico, ou aqueles capazes de degradar compostos pouco usuais como o petróleo, a cânfora, os herbicidas, petróleo, entre outros.
Os microrganismos do ar podem ter origem do solo que são passados para o ar com o auxílio dos ventos. No ar são encontrados os esporos de fungos e bactérias esporulantes.
Os microrganismos autotróficos crescem em meios quimicamente definidos. Diversas bactérias e fungos crescem normalmente em meios complexos, que são compostos de nutrientes e apresentando uma temperatura adequada para o seu crescimento.
2 METODOLOGIA
Para a realização da prática de ubiqüidade dos microrganismos o grupo escolheu um local (estacionamento da universidade UNI BH) para utilizar na pesquisa sobre a presença de microrganismos (fungos e bactérias);
• Identificamos as placas em relação á mesa, data e local escolhido;
• Numeramos as placas de ágar simples (AS) com os números 1 e 2 e as placas de ágar Sabouraud (SB) com os números 3 e 4;
Pesquisa de fungos e bactérias do ar:
• Deixamos as placas 1 e 3 expostas ao ar durante 5 minutos e as placas 2 e 4 por 15 minutos.
• As placas 1 e 2 foram encubadas a 370°C e as placas 3 e 4 á temperatura ambiente.
...