O Resumo de Artigo
Por: larissahmartins • 10/4/2017 • Trabalho acadêmico • 429 Palavras (2 Páginas) • 266 Visualizações
A as atividades relacionadas à farmácia se deu muito antigamente, não se sabe quem foram os primeiros interessados em preparar e dispensar seus compostos, porém sabe-se que sempre houve a necessidade de um profissional farmacêutico, pois as doenças já existiam e com elas havia a procura pela cura.
Neste período, a medicina e a farmácia eram uma só profissão então, eram os médicos quem preparavam e dispensavam seus compostos. As atividades relacionadas à farmácia se deram a partir do século X, com as boticas ou apotecas como eram conhecidas na época. As boticas eram casas comerciais ou lojas onde o publico se abasteciam de remédios, os boticários eram aqueles que dirigiam as Boticas. As primeiras boticas no Brasil foram criadas na década de 40 e se expandiram devido a facilidade de abertura. Nesta época, o boticário tinha a responsabilidade de conhecer e curar as doenças. Mais adiante surgiram escolas de farmácia e a profissão farmacêutica separa-se da medicina e com isso, ocorre a divisão daqueles que diagnosticavam a doença e dos que misturavam substâncias para produzir porções de cura. E o farmacêutico se tornou um profissional de referencia para a sociedade nos aspectos do medicamento, dominando não só o serviço de dispor a utilização correta do medicamento, tanto como a produção dos mesmos.
Com a chegada da industrialização o farmacêutico não mais dominaria o processo de produção dos medicamentos em sua totalidade e a farmácia passou a dispor além da prática da manipulação de produtos magistrais, a venda das especialidades farmacêuticas. Este processo gerou certo distanciamento do farmacêutico de seu lugar original de trabalho que era a farmácia, já que a indústria passou a ser a principal área de relevância e seu afastamento criou espaço para que os comerciantes, sem qualquer entendimento técnico, assumissem o seu “lugar”.
Hoje o farmacêutico sente que houve o afastamento da pratica da farmácia comunitária, já que na maioria das vezes ele se envolve apenas nas questões administrativas deixando de lado o atendimento a comunidade, isso se dá também pela falta de reconhecimento da população acerca do profissional farmacêutico já que na maioria das vezes é visto apenas como um simples distribuidor de medicamentos e não como deveria ser visto que é como um profissional da saúde com maior conhecimento sobre os medicamentos e seus efeitos no organismo
por isso é importante que a profissão volte a ter o reconhecimento do passado e para isso é necessário que os farmacêuticos atuem junto a população de varias formas como: orientar preventivamente o paciente e estabelecer relação de confiança ,além de se manter atualizado técnico-cientificamente.
...