A Biomecânica e Cinesiologia
Por: Carlos Henrique • 13/8/2021 • Trabalho acadêmico • 907 Palavras (4 Páginas) • 314 Visualizações
NOME:
RA:
DISCIPLINA: Biomecânica e Cinesiologia
Nos esportes, os atletas buscam constantemente a superação dos limites: correr mais rápido, arremessar com mais eficiência e saltar mais alto, por exemplo. Diversos fatores contribuem para a melhora do rendimento esportivo: acompanhamento psicológico, nutricional, médico e fisioterápico. Além disso, um dos principais fatores para aprimorar o desempenho esportivo do atleta consiste em elaborar estratégias para o treinamento técnico, tático e físico. Para isso, a Biomecânica é uma aliada fundamental, porque por meio de seus métodos de análise é capaz de fornecer dados relativos à execução dos movimentos esportivos que poderão ser utilizados como base para o planejamento e a implementação de programas de treinamento mais eficazes.
APOLONI, B. F.; THON, R. A. Biomecânica e Cinesiologia. Unicesumar, 2020.
Enquanto acadêmico e entusiasta da educação física, provavelmente, você entende a importância da investigação com a finalidade de orientar as estratégias para o treinamento técnico, tático e físico em determinada prática. Nesse contexto, você saberia dizer quais as possibilidades de aplicação dos conteúdos da Biomecânica para esta finalidade? Suponha que você foi convidado(a) a estagiar com a Rita, uma preparadora de atletas amadores de corrida, e que vocês irão auxiliar a Nicole, uma corredora amadora, a alcançar seu objetivo que é correr uma maratona. As primeiras tarefas delegadas a você, pela Rita, estão descritas no MODELO DE MAPA – BIOMECÂNICA E CINESIOLOGIA. Sendo assim, siga as orientações abaixo.
TAREFA 1
Com o intuito de investigar a condição física da Nicole, Rita aplicou alguns testes e obteve os dados (resultados) apresentados na tabela a seguir:
NOME: Nicole Santos
IDADE: 30
SEXO: Feminino
TESTE
OBJETIVO DO TESTE
RESULTADO
Teste de Cooper
Avaliação da aptidão cardiorrespiratória (VO2máx)
32 ml/kg/min
IMC
Avaliação da aptidão da composição corporal (estado nutricional)
25,1 kg/m²
1RM Leg Press
Avaliação da aptidão da força (força máxima de membros inferiores)
75 Kg
Sentar e Alcançar
Avaliação da aptidão da flexibilidade
37,4 cm
1. Observando os resultados alcançados, como foi o desempenho da Nicole nos testes? Considere os quadros de referência abaixo e faça as devidas classificações.
TESTE
RESULTADO
CLASSIFICAÇÃO
Teste de Cooper
32 ml/kg/min (VO2máx)
Baixa Aptidão
IMC
25,1 kg/m²
Sobrepeso
1RM no Leg Press
75 Kg
Não tem referência.
Sentar e Alcançar
37,4 cm
Faixa Recomendável
Quadro 1 – Valores de referência para classificação do VO2máx.
Fonte: adaptado de Nahas (2017).
Quadro 2 – Valores de referência para classificação do Índice de Massa Corporal (IMC).
Fonte: adaptado de Nahas (2017).
Quadro 3 – Valores de referência para classificação do Índice de Massa Corporal (IMC).
Fonte: adaptado de Nahas (2017).
2. Analisando a classificação de cada um dos componentes da aptidão física, quais são as aptidões que precisam ser melhoradas, considerando o objetivo da Nicole?
R:Precisará melhorar as aptidões cardiorrespiratória que foi classificada como baixa e a de composição corporal que foi classificada como sobrepeso.
3. No teste de 1RM no Leg Press, foi verificado que a carga máxima suportada por Nicole é de 75kg. Este tipo de teste expressa uma perspectiva quantitativa de análise. Nesse sentido, explique por que esta é uma análise quantitativa.
R: Porque é um dado numérico, sendo que se fosse um dado nao numerico seria classificado como qualitativo
4. Dentro da análise biomecânica quantitativa, temos ainda a análise cinética e a cinemática. Considerando a informação obtida pelo teste de 1RM no Leg Press, qual desses dois métodos de análise foi aplicado? Para complementar a resposta, caracterize o método de análise aplicado (cinética ou cinemática).
R:
...