A Descrição do Projeto da Unichapecó
Por: GALDINOSOUSA • 16/5/2022 • Trabalho acadêmico • 1.314 Palavras (6 Páginas) • 97 Visualizações
Galdino Rodrigues de Sousa
- Descrição do Projeto da Unichapecó
O projeto Pedagogia na Rua tem como objetivo promover experiências do brincar em diferentes espaços da comunidade ressignificando a cultura lúdica da brincadeira.
É uma atividade itinerante na qual se organizam espaços lúdicos mediados por brinquedos e brincadeiras. As atividades realizadas pelo projeto envolvem ateliês de produção de brinquedos, contação de histórias, brincadeiras dirigidas, jogos clássicos, além de diversos brinquedos.
O público atendido são crianças de 04 a 12 anos, por ser abrangente conta com a participação de diferentes sujeitos: familiares, amigos toda a comunidade.
Um dos elementos que acompanham o ser humano em todo o seu processo histórico, além da alimentação, vestuário, necessidades básicas é o brincar que está presente enquanto expressão da vida, desta forma, uma necessidade! O ser humano é um ser brincante e o brincar é um elemento da cultura humana.
Relevância
Propor a comunidade um espaço de troca de experiências mediado pela brincadeira, dando condições para que os profissionais em formação se habilitem no sentido de dialogar com à comunidade educativa regional, propondo reflexiva e criativamente alternativas para transformação das relações sociais.
PROJETO DE PESQUISA
ECOSSISTEMA DIGITAL “COLABORA”: ESPAÇO DE FORMAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS COMO TRANSFORMAÇÃO DA PRÁXIS DOCENTE EM FACE DA PANDEMIA DA COVID-19
INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa refletir sobre a formação dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental utilizando um Ecossistema Digital, a ser desenvolvido e que se denominará “Colabora”. A partir do desenvolvimento e utilização desse Ecossistema Digital espera-se estimular um aprendizado colaborativo que busque meios para a reformulação, implementação e divulgação de práticas que possam contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
A proposta é realizar uma pesquisa-ação de natureza aplicada e de caráter descritivo-explicativo partindo da revisão da literatura educacional que versa sobre a formação continuada de professores, mediada por recursos tecnológicos, das metodologias ativas de aprendizagem e da análise de questionários respondidos pelos participantes.
A proposta teórica pretende então:
- Debater conceitos como: treinamento, capacitação e aperfeiçoamento, que estão constantemente presentes nos documentos que subsidiam as políticas de formação continuada de docentes;
- Debater sobre a importância e a necessidade de formação continuada de docentes que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental;
- Relacionar a utilização de metodologias ativas com a possibilidade de aprendizagens mais significativas frente as mídias educativas;
À luz desses debates apresentaremos, como produto educacional, um Ecossistema Digital com a implementação de uma formação continuada sobre metodologias ativas e seus mais variados usos no ambiente escolar. A proposta envolve uma formação pelas e sobre as metodologias ativas que oportunizem a aprendizagem e também o diálogo sobre práticas dos docentes que participam da pesquisa.
O trabalho, ainda em construção, será estruturado em quatro capítulos:
Capítulo 1 – Quando a escola é de Vidro, utilizando como plano de fundo uma crônica de Ruth Rocha pretende-se instigar o debate sobre a evolução histórica da função da escola e suas práticas, as metodologias tradicionais e as possibilidades das metodologias ativas de aprendizagem, além da ampliação e construção dos espaços a partir da tecnologização e seus impactos nas metodologias;
Capítulo 2 – O manto de Penélope: tecendo e desfiando algumas reflexões, utilizando como plano de fundo o mito grego descrito na Odisseia de Homero pretende-se refletir sobre conceitos que permeiam a formação continuada de docentes e apresentar estudos sobre as estratégias de formação.
Capítulo 3 – Pão, pão... queijo...queijo, utilizando o texto “Uma crônica para o ensino de história” de Simone Sebbach, pretende-se abordar temas como a aprendizagem interdisciplinar e significativa, a importância da formação dos docentes para a uma educação autônoma e colaborativa. Este capítulo está intimamente ligado ao Capítulo 4 – Perfumarias modernosas: Ecossistema Virtual Colabora, inspirado em uma frase da crônica que é plano de fundo do capítulo 3, vai buscar discutir o conceito de Ecossistema e sua virtualização, seu processo de construção e um debate a partir da abordagem CCS - Construcionista, Contextualizada e Significativa.
Ao final, pretende-se realizar a análise e debate dos questionários e do próprio processo formativo no Ecossistema Digital afim de compreender sua contribuição para a formação continuada dos professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
PROBLEMA DE PESQUISA
Como contribuir na formação continuada dos professores que atuam nos anos iniciais, no que diz respeito às metodologias ativas e seus mais variados usos no ambiente escolar, por meio de um ecossistema digital?
HIPÓTESES
Um ecossistema digital pode contribuir para que professores dos anos inicias interajam e troquem informações no processo de ensino aprendizagem das metodologias ativas e, consequentemente, se apropriem delas e das próprias tecnologias de forma significativa.
OBJETIVOS
- Objetivo Geral
O presente trabalho visa contribuir com a formação continuada dos professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no que diz respeito às metodologias ativas e seus mais variados usos no ambiente escolar, por meio de um ecossistema digital.
...