A ENTREVISTA E OBSERVAÇÃO EM SALA COM BASE NOS CONHECIMENTOS DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Por: BrunoRian • 12/3/2021 • Relatório de pesquisa • 520 Palavras (3 Páginas) • 201 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
DISCIPLINA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA
Bruno Rian Gomes de Souza
ENTREVISTA E OBSERVAÇÃO EM SALA COM BASE NOS CONHECIMENTOS DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
PROFESSOR (A): Viviane da Costa Lopes
Polo: Ourém-PA
INTRODUÇÃO:
Este relatório aqui referido apresenta proposta prática como Componente Curricular
OBJETIVO: Este trabalho tem como pretensão observar a relação professor-aluno dentro do espaço de aprendizagem que como consequência beneficia ambos, além de analisar a didática do professor utilizando todo apoio e material dado para fins de estudo abrangendo a Filosofia da Educação.
ENTREVISTA:
1- No seu ponto de vista, o que é ensinar?
R: Ensinar vai muito além de apenas entrar na sala de aula e dar o conteúdo para os alunos, ensinar é mostrar que novas portas podem ser abertas como por exemplo: Um novo hobbie, ensinar é mostrar que podemos sair da nossa zona de conforto e eliminar a preguiça intelectual com trabalho lúdico.
2- Como você trabalha os conteúdos impostos?
R: Tento trabalhar os conteúdos de uma forma não pesarosa, já que os respectivos estão na transição criança-pré adolescente, a gente nota como as coisas divertidas pra eles hoje são diferentes de antigamente, e até mesmo a criação. Então tento impor disciplina ao mesmo tempo que distribuo afeto, afinal, a criança tem que ter um incentivador para se sentir importante, sentir que pode fazer qualquer coisa que esteja ao seu alcance. Quando não encontra na família, a maioria dos professores por dizer assim, se sentem na obrigação de dar o que a família não proporciona, no fundo nós sabemos que nessa fase em que a criança está formando a personalidade é que podem ser introduzidas coisas boas e ruins.
3- Você se baseia em algum método teórico? Se sim, qual? E como você trabalha ele em sala de aula?
Não tem um método específico que eu use para que as crianças aprendam, mas sempre ressalto que é importante introduzir de forma concreta e lúdica na mente da criança que, o fato de estar aprendendo não é um castigo e nenhum tipo de punição.
4- Como é a relação das crianças em sala de aula? E como os conflitos são trabalhados?
Sempre tem as briguinhas por conta de algo bobo, o importante mesmo é ficar de olho para que eu consiga ver até que ponto é algo bobo, e não que esteja realmente prejudicando a criança de alguma forma, para não evoluir para um caso de bullying por exemplo, é importante notar o comportamento de cada um e saber aconselhar da melhor forma como o problema entre ela e o amiguinho (a) podem ser resolvidos.
CONCLUSÃO: Durante a observação em sala de aula é possível notar como cada criança vive sua realidade de modo diferente e de como pode ser
...