A Educação Física Especial e Adaptada
Por: cacarina • 1/9/2018 • Trabalho acadêmico • 906 Palavras (4 Páginas) • 901 Visualizações
[pic 1]
CARINA RICARDO CAVALARI - 8030768
PORTFÓLIO
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina de Educação Física para grupos especiais e Adaptada como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor Antônio Eduardo Ribeiro.
FLORIANÓPOLIS
2018
Em cada época histórica e em diferentes culturas houve a ênfase em um dado formato de atendimento às pessoas com deficiência ou atípicas (ou falta dele), mas não necessariamente a sua exclusividade. Gradativamente, pessoas que apresentavam condições atípicas que eram submetidas à exclusão social passaram a ser encaminhadas a instituições onde, mediante a segregação, poderiam receber atendimento especializado. A prática da integração social desenvolveu se paulatinamente e, recentemente, vem se instalando um processo de inclusão social cuja filosofia se volta à modificação dos sistemas sociais gerais. As formas de atendimento às pessoas com deficiência ou desenvolvimento atípico sofreram modificações de acordo com o passar dos tempos. Chamamos esses contextos de paradigmas histórico-sociais de atendimento às pessoas com estas características.
Você já deve ter ouvido falar em integração e inclusão social, não é mesmo? Mas será que você saberia apontar algumas diferenças entre essas práticas sociais? Embora, muitas vezes, esses termos sejam empregados como sinônimos, você perceberá que existem diferenças importantes entre tais paradigmas sociais. Mas, afinal, o que caracterizam os paradigmas histórico-sociais da integração e o da inclusão que influenciam nossas atitudes, costumes e hábitos cotidianos? Fundamentado nas leituras realizadas no material, responda as questões a seguir e poste suas considerações no Portfólio:
1) Em sua resposta deverá conter: a característica de cada tipo de atendimento (paradigma da integração e inclusão), isto é, você deverá descrever de que forma as pessoas com alguma deficiência ou desenvolvimento atípico eram ou são atendidas em cada um deles.
O paradigma de integração, buscava uma “normalização”. Era o aluno com deficiência quem tinha que se adaptar a escola, sendo exigido um determinado nível de desenvolvimento se mostrando ter “condições” de acompanhar as atividades normais para ser integrado na turma comum. Faltava atenção do professor da turma comum para com o aluno especial, pois o professor seguia seu programa de aula normal, sem nenhum tipo de adaptação na prática pedagógica para facilitar o aprendizado do aluno, sendo na maioria dos casos a sua aprendizagem delegada ao professor da sala de recursos. Neste modelo, podemos dizer que integração representa apenas a presença física do aluno especial na turma regular.
Já o paradigma da inclusão derruba a ideia de “padrão”, sendo incondicional. Inclui a todos sem exceções, independente de suas diferenças ou deficiência. Neste modelo, a escola é que se adapta para atender a todos os alunos, mesmo aqueles que apresentam alguma deficiência ou condição atípica de desenvolvimento e/ou aprendizagem. A escola reconhece a educação como um direito humano básico e como alicerce de uma sociedade mais justa e igualitária, dá oportunidades iguais para todos e estratégias diferentes para cada um, de modo a poder desenvolver seu potencial individualmente.
2) Após fazer a descrição de cada paradigma você deverá relatar um exemplo destes atendimentos nos dias atuais. Estes relatos podem abranger questões, sociais, recreacionais, esportivas, escolares, culturais e de saúde. Dê um exemplo especificando cada um deles, isto é, descrevendo como e de que forma eles aconteceram ou estão acontecendo.
(Lembre-se: você deverá fazer estas descrições para cada paradigma, portanto serão duas descrições a serem feitas. Uma para Paradigma histórico-social da Integração e outra para Paradigma histórico-social da Inclusão).
...