A Leucemia e Sarampo
Por: Marcelo Ricardo • 12/10/2020 • Seminário • 718 Palavras (3 Páginas) • 212 Visualizações
[pic 1]
Acadêmico: Marcelo Ricardo Sarturi
Professor(a): Alberto Saturno Madureira
Disciplina: Educação Física, Saúde e Qualidade de Vida
Série: 1º ano – Educação Física – Bacharelado
LEUCEMIA
A leucemia é um câncer que tem início nas células-tronco da medula óssea, onde as células sanguíneas são produzidas. Elas sofrem uma mutação genética em que as transformam em células cancerosas, ocorrendo um funcionamento inadequado e multiplicação rápida e maior do que as células normais, atrapalhando a produção das células sanguíneas saudáveis na medula óssea.
Os quatro principais tipos de leucemia são:
- Leucemia mieloida aguda (LMA)
- Leucemia mieloide crônica (LMC)
- Leucemia linfoide aguda (LLA)
- Leucemia linfoide crônica (LLC)
A leucemia pode ser classificada como “aguda” ou “crônica” de acordo com a velocidade de crescimento das células doentes assim como de sua funcionalidade. A leucemia aguda progride rapidamente e produz células que não estão maduras e não conseguem realizar as funções normais. A leucemia crônica, entretanto, normalmente progride lentamente e os pacientes têm um número maior de células maduras.
A leucemia tem origem desconhecida e suas causas não estão definidas, mas suspeita-se de alguns fatores com o risco aumentado, sendo, tabagismo, benzeno, radiação ionizante, quimioterapia, formaldeído, produção de borracha, síndrome de down e doenças hereditárias; síndrome mielodisplásica, histórico familiar, idade, exposição a agrotóxicos, solventes, diesel, poeiras, infecção por vírus de hepatite B e C.
Os principais sintomas decorrem de acúmulo de células defeituosas na medula óssea, prejudicando ou impedindo a produção das células sanguíneas normais. A diminuição dos glóbulos vermelhos ocasiona a anemia, cujos sintomas são a fadiga, falta de ar, palpitação, dor de cabeça, entre outros. A redução dos glóbulos brancos provoca baixa imunidade, deixando o organismo mais sujeito a infecções graves ou recorrentes. A diminuição nas plaquetas ocasiona sangramentos na gengiva, nariz e manchas roxas.
O principal exame de sangue é o mielograma, porém, pode-se ser feito o hemograma que demonstrará maioria das vezes um aumento do número dos leocócitos, associado ou não à diminuição das hemácias e plaquetas.
O tratamento tem como objetivo destruir as células leucêmicas para que a medula óssea volte a produzir células normais. Deve-se levar em consideração o grau de avanço da doença, podendo-se incluir quimioterapia, radioterapia e imunoterapia.
REFERÊNCIAS:
Instituto Nacional de Câncer. Tipos de câncer: leucemia. Leucemia. 2020. Disponível em: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/leucemia. Acesso em: 09 out. 2020.
ABRALE. A MEDULA, O SANGUE E A LEUCEMIA. 2020. Disponível em: https://www.abrale.org.br/doencas/leucemia/. Acesso em: 09 out. 2020.
HERMESPARDINI. LEUCEMIA: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A DOENÇA. 2020. Disponível em: http://hermespardini.com.br/blog/?p=724. Acesso em: 09 out. 2020.
SARAMPO
O sarampo é uma virose e como maior parte das doenças de disseminação respiratória é mais comum no inverno, tendo em vista a maior aglomeração de pessoas. A doença no Brasil é bem controlada e os casos que aparecem são importados ou secundários a importados.
Os sintomas são: tosse, coriza, injeção conjuntival e febre. Após poucos dias da contaminação aparece erupções avermelhadas na pele, que iniciam no tronco. As erupções não coçam e duram pouco mais que uma semana. Bem no começo da erupção aparecem manchas brancas muito típicas nas mucosas, mais fáceis de ver na mucosa oral - as manchas de Koplick.
...