A Psicologia da Educação
Por: katianeead • 5/9/2019 • Trabalho acadêmico • 524 Palavras (3 Páginas) • 224 Visualizações
Situação observada:
“No quarto de uma residência com a presença de uma mulher de aproximadamente 30 anos, uma criança de 8 anos tenta resolver questões de matemática que se trata de sua tarefa de casa. Ao observar a insistência sem sucesso e a frustação da menina em resolver as atividades a mulher intervém auxiliando a criança na realização da tarefa. Após alguns instantes foi possível observar o contentamento da criança em finalmente entender e terminar a tarefa de matemática.”
O termo zona de desenvolvimento proximal (ZDP) é a definição do conceito desenvolvido pelo psicólogo Lev Vygotsky. Ele refere-se à diferença entre a capacidade de uma criança executar uma tarefa de maneira independente em relação com a execução da tarefa com orientação.
“O processo que consiste na presença de um mediador durante o processo de ensino-aprendizagem é denominado “zona de desenvolvimento proximal”. Parte-se do princípio de que todos tem um potencial para aprender (nível de desenvolvimento potencial), isto é, a capacidade de desempenhar tarefas com o auxílio de uma pessoa mais experiente (adulto ou criança mais velha). No entanto, é muito importante estar atento ao momento de desenvolvimento em que a criança se encontra, pois, servirá de potencial para novas aprendizagens (CAMPOS ET AL, PAG. 178, 2016).”
Ou seja, a zona de desenvolvimento proximal se trata de tudo que uma criança não consegue fazer sozinha, mas, consegue realizar com o auxílio de outra pessoa mais experiente, tornando-o capaz, ampliando seu conhecimento e, eventualmente, conseguindo realizar certas atividades de forma independente.
Na situação observada e descrita acima temos o exemplo de nível de desenvolvimento real, quando a mulher observa a dificuldade e frustação da criança na tentativa sem sucesso de realizar a tarefa, ou seja, ao perceber que a criança não iria conseguir resolver as questões de matemática sozinha, ela decide intervir, auxiliando a mesma na execução da tarefa.
Em um segundo momento temos um exemplo do nível de desenvolvimento potencial, quando a criança finalmente consegue finalizar a atividade, demonstrando contentamento em aprender e entender a tarefa.
O conceito de desenvolvimento proximal fica entre o nível de desenvolvimento real, onde a criança se frustra por não conseguir realizar a tarefa e precisa da intervenção de alguém e o nível de desenvolvimento potencial que é quando a criança aprende e entende a atividade, demonstrando contentamento. Ou seja, a zona de desenvolvimento proximal é quando a criança recebe o auxilio da mulher que lhe ensina a resolver as questões.
Conclui-se então que o conceito de ZDP é de suma importância para o professor em seu cotidiano escolar, pois, de nada adianta o professor ensinar apenas aquilo que a criança já sabe, isso acabaria tornando a aula repetitiva tirando todo o estímulo da criança. Entender o conceito de ZDP auxilia o professor a trabalhar na área em que cada aluno apresenta dificuldade, auxiliando no seu desenvolvimento, mas, sempre levando em consideração que cada aluno tem seu tempo.
REFERÊNCIA
CAMPOS, Juliane Aparecida de Paula Perez. et al. Psicologia da Educação. Batatais: Claretiano,
...